18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

APAR-SC e a Renal Vida realizam ação pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos

spot_img

APAR-SC e a Renal Vida realizam ação pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos

spot_imgspot_img

Evento acontece dia 27 de setembro, em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis

A Apar – Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina, em parceria com a Renal Vida de Blumenau, realizam uma ação de conscientização para comemorar o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. Desde 2001 a APAR vem realizando campanhas de doação de órgãos intensificando e ampliando cada vez mais a cultura sobre a importância da doação.

No próximo dia 27 de setembro (sexta-feira), das 9 às 16 horas, no Largo da Catedral, será montada uma tenda de 10 m2 para a realização de testes de glicemia e aferição de pressão. Serão mais de 100 multiprofissionais e voluntários da área de saúde envolvidos na ação.

Santa Catarina é referência na doação de órgãos com 40,7 por milhão de habitante, enquanto que a média nacional é de 17. Segundo Humberto Floriano Mendes, presidente da entidade, o Estado se consolidou como um sistema de transplantes sendo reconhecido também internacionalmente. Dados de janeiro a agosto de 2019, da SC Transplantes, informam que 911 pessoas foram transplantadas e 691 ainda esperam por um transplante no Estado, no país há cerca 34 mil pacientes aguardando em fila.

A APAR há 20 anos é parceira da SC Transplantes (Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos da Secretaria de Estado da Saúde) sempre com intuito de aumentar o número de pessoas que se declaram doadores, tendo por consequência mais vidas salvas através do transplante. “Essa ação reforça nossa missão de conscientizar as pessoas da necessidade de informar sua família que você é um doador de órgãos, além de estimular cuidados com a saúde através dos testes rápidos ofertados no dia, evitando assim tratamento de hemodiálise e pessoas aguardando em fila de transplante”, conclui Humberto.

Sobre o Rim

São responsáveis por filtrar o sangue e eliminar as toxinas produzidas pelo organismo, controlar a água e o sal do organismo, controlar o potássio, o cálcio e o fósforo necessários ao nosso dia a dia e produzir hormônios que regulam a pressão sanguínea e evitar a anemia e o enfrequecimento dos ossos.

SERVIÇO:

O quê: Conscientização sobre a importância da doação de órgãos

Como: Prestação de serviços gratuitos de aferição de pressão e testes de glicemia em tenda montada de 10 m2 e um rim gigante inflável para chamar atenção da população

Quando: 27 de setembro (sexta-feira) – das 9 às 16 horas

Onde: Em frente à Catedral Metropolitana, Centro, Florianópolis

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img