fique por dentro de floripa

- Tecnologia - Aplicativo criado por estudante da Udesc oferece serviço de cuidados para idosos

17.10.2019

Aplicativo criado por estudante da Udesc oferece serviço de cuidados para idosos

17.10.2019
Aplicativo criado por estudante da Udesc oferece serviço de cuidados para idosos
Foto: Telas do aplicativo Nonno, que conecta cuidadores e familiares de idosos – Foto: Reprodução

Aproximar familiares de pessoas idosas e cuidadores capacitados, facilitando tanto o contato quanto a contratação. Esse é o objetivo do aplicativo Nonno, criado por Matheus Alban, durante as aulas do curso de Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.

A expectativa é que o número de cuidadores, inicialmente em 15, aumente com o passar do tempo. Já que existem cerca de 200 profissionais aguardando aprovação para fazerem parte do serviço. Cada cuidador listado no aplicativo passa por testes psicológicos e entrevistas – a cargo da psicóloga Greicy Lenzi, também professora na Udesc Esag – antes de serem aceitos. Os antecedentes criminais dos candidatos também são checados.

Viagem em família

No desenvolvimento do Nonno, Matheus contou principalmente com a ajuda do pai, Fernando Carlos Alban, mas a ideia e a vontade de criar uma plataforma para atender idosos veio de toda a família. Em 2015, eles subiram em um caminhão e fizeram uma viagem pela América Latina e, durante três meses, coletaram histórias de vida de idosos de diversos países.

“Eu cresci muito próximo a um lar de idosos que meu avô fundou no Rio Grande do Sul, fui batizado lá, então minha família sempre teve uma relação e uma admiração com idosos”, conta o criador do aplicativo. “A gente entende que a sabedoria vem da vivência, mais do que dos livros, então fizemos essa viagem em busca de histórias de sabedoria”.

Mas junto ao respeito, veio uma constatação triste, que virou ideia de negócio. “Infelizmente, encontramos também um problema, que é o abandono que os idosos sofrem” conta. “O Nonno veio como uma forma simples e segura de ajudar quem mais precisa”.

Em sala de aula

Como estudante da Udesc Esag, Alban encontrou no curso de Administração Empresarial apoio e conhecimento técnico para levar o negócio adiante. “É aquela história do networking fundamental que a gente consegue dentro do curso”, explica o estudante. “Uma pessoa te leva a outra e você acaba chegando onde precisa. Essa é uma vantagem gigante”.

Para o criador do aplicativo, os professores também desempenharam papel decisivo. “Eles me deram muitas consultorias dentro de sala de aula, tiraram dúvidas específicas que eu tinha”, ressalta. “Acho que esse é o principal ponto”.

Mais informações

O aplicativo está atualmente disponível para download no Google Play, para dispositivos móveis com o sistema operacional Android. Em breve, poderá ser baixado também na App Store, para aparelhos com o sistema iOS, da Apple. Inicialmente, os cuidadores são profissionais da região de Florianópolis.

Saiba mais sobre o aplicativo Nonno no perfil do aplicativo no Instagram.

Baixe aqui o aplicativo para Android.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Incubadora de Florianópolis é a única da América Latina no top 5 mundial

07.11.2019

Incubadora de Florianópolis é a única da América Latina no top 5 mundial

Floripa Conecta 2020 é lançado durante Web Summit, em Portugal

06.11.2019

Floripa Conecta 2020 é lançado durante Web Summit, em Portugal

Santa Catarina possui a maior a densidade de startups da região Sul

04.11.2019

Santa Catarina possui a maior a densidade de startups da região Sul

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.