fique por dentro de floripa

- Tecnologia - Aplicativo desenvolvido na Udesc Esag conecta cidadão de Florianópolis a ouvidoria da prefeitura

13.08.2019

Aplicativo desenvolvido na Udesc Esag conecta cidadão de Florianópolis a ouvidoria da prefeitura

13.08.2019
Aplicativo desenvolvido na Udesc Esag conecta cidadão de Florianópolis a ouvidoria da prefeitura
Foto: Telas do aplicativo Participact Brasil em smartphone - Reprodução

O aplicativo para celulares e tablets Participact Brasil, desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem agora uma conexão direta com a Prefeitura de Florianópolis. Ao informar um problema urbano por meio do aplicativo, o usuário terá sua demanda enviada automaticamente para a Ouvidoria do município, que tratará de notificar o órgão competente, acompanhar a demanda e dar o retorno ao cidadão.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGES), grupo de pesquisa do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em parceria com a Universidade de Bologna, Itália (Unibio). A plataforma inclui um sistema de crowdsensing – técnica de coleta de dados e informação, utilizada em aparelhos móveis como smartphones. Ele recebeu aprovação do Living Lab Florianópolis para ser integrado à ouvidoria municipal.

O Living Lab faz parte da Rede de Inovação Florianópolis, uma parceria entre a PMF e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Seu objetivo é abrir espaço para que iniciativas inovadoras sejam implementadas na Capital, buscando um desenvolvimento urbano eficiente e inteligente.

Durante o Startup Summit 2019 – encontro de tecnologia e empreendedorismo que faz parte do Floripa Conecta, um movimento que promove integração econômica e tecnológica por meio de diversos eventos –, o Participact receberá oficialmente a certificação de aprovação pelo Living Lab. A apresentação será na sexta-feira, 16, às 14h40, na Arena Acate.

Adaptação

Segundo o líder do LabGES, Carlos Roberto de Rolt, o aplicativo é uma grande oportunidade para a formação de uma cidade inteligente, com registro dos cidadãos em uma ação voluntária e colaborativa. “O importante é aproximar de o cidadão da administração pública e vice-versa. O desafio agora é garantir que as entidades respondam às demandas e não decepcionem o cidadão, que espera feedback da sua contribuição”, explica De Rolt.

Em razão da demanda extra que o aplicativo representa, os órgãos municipais precisarão passar por treinamentos e adequações. Atualmente, aplicativo já está funcionando, mas sem a demanda que se espera depois da oficialização. Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação de Florianópolis, Marcus Rocha, é essencial que a ouvidoria faça testes experimentais antes de conceder a validação absoluta ao aplicativo, para que se evitem falhas e problemas futuros.

Saiba mais

Saiba mais sobre o Participact Brasil no site www.participact.com.br.

O aplicativo já está disponível para download, para Android e iOS.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Unifique leva conectividade à CASACOR Santa Catarina 2019

13.09.2019

Unifique leva conectividade à CASACOR Santa Catarina 2019

Seis empresas de tecnologia de SC têm quase 200 vagas abertas

13.09.2019

Seis empresas de tecnologia de SC têm quase 200 vagas abertas

Startups focadas em indústria 4.0 podem receber até R$ 300 mil cada

12.09.2019

Startups focadas em indústria 4.0 podem receber até R$ 300 mil cada

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.