19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Apresentação dos pianistas Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral abre Série Florianopianos

spot_img

Apresentação dos pianistas Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral abre Série Florianopianos

spot_imgspot_img

Será realizado no dia 24 de maio, às 20h, o primeiro recital da série Florianopianos, apresentado pelos pianistas Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral no Teatro Álvaro de Carvalho. Os dois músicos que irão conduzir o primeiro dos seis recitais oferecidos graduaram-se no curso de Música do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Com o objetivo de democratizar a música erudita, todos os recitais serão realizados gratuitamente.

Os pianistas apresentarão um vasto repertório de apurada técnica pianística, executando obras a dois pianos interpretando compositores eruditos conhecidos do público, como Rachmaninoff, Scarlatti, Dvorak, Brahms e Mignone. Para tornar o concerto mais atrativo, haverá interação entre a plateia e os pianistas, que comentarão informações curiosas sobre as obras interpretadas, os compositores, o estilo de composição e o pensamento humanístico da época em que a obra foi composta, por exemplo.

No mês de maio, a série irá oferecer três recitais didáticos no período vespertino tendo como público-alvo crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares de Florianópolis. Os recitais terão como objetivo difundir a música erudita e formação de novas plateias. O encerramento da série Florianopianos acontecerá no final de junho no Teatro Pedro Ivo Campos.

Os recitais foram viabilizados com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura com apoio cultural da Flex Contact Center. A produção cultural é de Lourcley Silvestre.

Cronograma dos recitais

24/05, às 20h -Teatro Álvaro De Carvalho – Rua Marechal Guilherme, 26. Centro

30/05, às 14h* e 15h* – Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho – Rua João Evangelista da Costa,1160. Estreito

31/05, às 14h* e 20h – Opus Espaço Cultural – Rua Coronel Melo Alvim, 69. Centro

*recitais didáticos

Programa

Robert Schumann/Claude Debussy – Estudos em forma de Canon opus 56
1- Pas Trop Vite
2 -Andantino
3- Espressivo

Francisco Mignone – Valsa de esquina n 2
Antonin Dvorak
Dança eslava opus 72 n. 2

Sergei Rachmaninoff – Preludio em Dó # menor

Johannes Brahms
Variações sobre um tema de J. Haydn opus 56 B
Tema -Andante con moto- Più vivace -Con moto Andante-Poco presto
-Vivace –Grazioso -Poco presto -Finale- Andante

Ernesto Nazareth
Odeon


Sobre os artistas

Alexandre Dietrich
Um dos mais atuantes artistas de Santa Catarina. Graduado pela UDESC com o título de Bacharel em Piano orientado por Paulo Rogério Faria (RJ) e Maria B. Póvoas (SC). Alexandre desenvolve uma atuante carreira como pianista solista ou camerista. Apresenta-se em várias e importantes salas de concertos do Brasil, como: Theatro São Pedro, Casa de Cultura Mario Quintana – Porto Alegre, Sala de Concerto Tribunal de Justiça – Museu de Arte, Teatro Álvaro de Carvalho – Florianópolis, Teatro Municipal de Araraquara – São Paulo, Museus de Artes de São Paulo – MASP, entre outros. Sua estréia internacional foi no ano de 2003, a convite da renomada pianista Cristina Ortiz, quando participou do “Atelier Pianístico”, em Bordeaux – França. Em 2007 retornou a Europa em uma turnê de piano solo. Em abril de 2008, Alexandre gravou seu recital de piano apresentado na Europa na Rádio MEC no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, percorreu cidades dos três estados do sul do país acompanhado do Tenor Fernando De Carli com o projeto cultural “Canções pelo Sul do Pais”. Em fevereiro de 2010, participou como artista convidado do “Brazilian Festival” realizado pela University of New Orleans (EUA). Em março de 2010 Alexandre apresentou-se na UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) a convite do Consulado Brasileiro nos EUA. A apresentação de piano solo foi realizada no Popper Theater em Los Angeles.

Guilherme Amaral
Mestre em Música (Práticas Interpretativas – Piano) e Bacharel em Piano pela UDESC. Apresentou solos de concertos como o Concerto para piano em Fá menor e o Concerto para 2 Cravos em Dó menor de J. S. Bach. Recentemente apresentou o Concerto K.415 de Mozart, acompanhado pela orquestra Filarmônica Santa Catarina. Durante sua formação, participou de cursos de aperfeiçoamento com renomados professores, tais como Nehama Patkin (Austrália), Luiz Henrique Senise, Eduardo Monteiro, Ney Fialkof, Eva Maria Alexandre, Fernando Lopes, Huub de Leew (Holanda), Eudóxia de Barros Lacerda , Marcelo Bratke, Eduard Shulkin (Alemanha), Cristina Ortiz e Alexander Mindoyants (Rússia). Apresentou-se na Alemanha em 2003 e em 2005, convidado por Albert Schürmann, integrante do Rotary Club Münster e participou da Turnê Européia da Camerata Florianópolis em 2005, apresentando-se na Espanha, França e Alemanha. Participa ainda, como pianista correpetidor, cravista, camerista e solista, de apresentações e palestras a convite da Pró-Música de Florianópolis, da UDESC, Camerata Florianópolis e Orquestra Filarmonia. Em 2006, ministrou um seminário sobre as particularidades da execução ao piano e ao cravo do repertório de transição do período barroco para o clássico, a convite do professor Maurício Zamith, do Departamento de Música da UDESC. Em agosto deste mesmo ano executou um recital didático a convite do professor João Titton para os alunos da disciplina Instrumento-Atividade Artística. Em 2009 realizou uma turnê estadual de piano solo pelo FUNCULTURAL por diversas cidades de Santa Catarina.


Estreia da Série Florianopianos com Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral
Dia 24/05, às 20h
Teatro Álvaro de Carvalho – Rua Marechal Guilherme, 26. Centro
Entrada gratuita

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img