16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Architectour 2009 começa dia 8 de setembro em Florianópolis

spot_img

Architectour 2009 começa dia 8 de setembro em Florianópolis

spot_imgspot_img

ARCHITECTOUR 2009

Estrelas nacionais e internacionais confirmaram presença para este encontro e prometem trazer novidades para o intercâmbio de conhecimentos e cases de sucesso de outras cidades

Architectour 2009, Seminário Internacional de Arquitetura para o Turismo começa dia 8 de setembro, às 17h com as aguardadas presenças do argentino Alberto Varas, do uruguaio Rafael Lorente, da americana Andrea Cochran, do argentino Carlos Lamela de alguns brasileiros como Eduardo Castro Mello e da brasileira radicada na França, Elizabeth de Portzamparc. O evento acontece no Centro de Convenções da USFC e vai reunir referências nacionais e internacionais da arquitetura e do turismo para discutir a falta de planejamento das grandes cidades e a maneira como o assunto vem sendo tratado tanto no Brasil quanto na Europa. Também serão debatidos temas como urbanismo e a utilização de praças e parques para a qualidade de vida de uma cidade, criação de marinas e a revitalização das cidades para o turismo.
O seminário é voltado para arquitetos, ambientalistas, geógrafos, engenheiros, turismólogos, historiadores, designers, administradores públicos, estudantes, entre outros.
Com painéis e palestras de especialistas de várias nacionalidades e diversos estilos, Florianópolis vai se tornar na capital do planejamento do espaço turístico durante os 3 dias do evento. O objetivo do evento é criar estratégias de valorização da cultura e preservação do meio ambiente, incentivar o debate sobre arquitetura, cultura e turismo com grandes amostras de Centros Culturais, Museus, grandes monumentos e ícones com o resgate das culturas locais, a importância dos espaços culturais e esportivos, marinas e waterfronts, turismo de eventos e seus espaços temáticos. “Uma oportunidade de conhecer formas de viabilizar o turismo como um todo, com nomes destacados no cenário mundial”, diz Hamilton Lyra Adriano, Presidente do Architectour.

Palestrantes Internacionais: Entre os conferencistas internacionais estão, o arquiteto Carlos Lamela, responsável por vários projetos turísticos em Dubai como a Torre Marina, a construção da Cidade Esportiva de Real Madrid e grande estádios de futebol como o de Cracóvia. O arquiteto Alberto Varas, responsável pelo projeto urbanístico da antiga Zona ferroviária de Retiro, transformando o local num dos pontos turísticos mais visitados da capital uruguaia. O arquiteto Rafael Lorente responsável pela construção de grandes Centros Culturais e a construção do Terminal Marítimo de Colônia do Sacramento. A arquiteta paisagista Andrea Cochran, responsável pelo projeto de vários jardins, fazendas, parques e praças nos Estados Unidos. A arquiteta brasileira, radicada na França, Elizabeth de Portzamparc, responsável pelo projeto do Café de La Musique em La Villette, o altar de duas missas papais realizadas em Paris, o projeto de reurbanização das ruas da cidade de Bordeaux e o projeto para o “Principado de Mônaco” que realizou ao lado de grandes nomes da arquitetura mundial como, Rem Koolhaas, Christian de Portzamparc e Frank Ghery.

Palestrantes Nacionais: Entre os conferencistas brasileiros estão Eduardo Castro Mello, especialista em obras esportiva e será o responsável pela reformulação de estádios como o Maracanã, entre outros, para a Copa de 2014 no Brasil. O arquiteto Carlos Bratke, que entre seus principais projetos destacam-se cerca de 60 edifícios na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, a Igreja São Pedro e São Paulo, várias escolas públicas e particulares e o Parque do Povo, todos em São Paulo. Já projetou inúmeros edifícios, indústrias, shopping, hotéis, centros culturais, igrejas e residências.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img