‘Arqueologia do Impossível’, de Luanda Olívia, abre dia 5 de dezembro na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti

Variedades'Arqueologia do Impossível', de Luanda Olívia, abre dia 5 de dezembro...

Joaquina ganha passarela de madeira sobre as dunas, com rampa a partir do estacionamento

Estrutura de 185 metros foi concluída em 13 de outubro, custou cerca de R$ 695 mil e fica pronta mais de dois meses antes do verão.

Avenida da Saudade, no Itacorubi: pedestres e ciclistas passam a usar desvio pelo aterro a partir desta sexta

Nova fase da obra começa na tarde de 16 de outubro e deve durar cerca de 15 dias; a ideia é terminar o trecho antes da temporada de verão.

Ciclo do Divino 2026 fecha neste domingo no Rio Vermelho, com 15 comunidades

Encerramento na Igreja de São João Batista reúne as comunidades festeiras da Capital; a procissão sai às 15h e o rito de fechamento está previsto para as 16h30.

Carnaval 2027 em Florianópolis: Luísa Sonza, Kevin O Chris e Dazaranha estão entre as atrações

Prefeitura e Hit Makers anunciam com quatro meses de antecedência a programação do Carnaval de Rua, de 6 a 9 de fevereiro, em nove arenas pela cidade.

Compartilhe

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, realiza a exposição  "Arqueologia do Impossível", da artista Luanda Olívia, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti. 

Dia 05 de dezembro, às 19h, ocorrerá a abertura e a visitação segue até 25 de janeiro de 2020, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Entrada Gratuita. 

A mostra

A exposição Arqueologia do Impossível traz um corpo de obras que propõem reflexões sobre relações mútuas e paradoxais entre artista e personagem, real e fictício, obra e esboço.

A proposta é composta por dois eixos interdependentes: por um lado, traz a narrativa ficcional de uma artista-personagem, a Arqueóloga, que traz de suas expedições fragmentos orgânicos e constrói teorias visuais sobre locais fantásticos que seriam frestas para a ficção, resultando em “Seis esboços possíveis para frestas impossíveis”, compostos por desenho e texto. As obras são permeadas por conceitos paradoxais, uma vez que os fragmentos de texto explicitam a impossibilidade de suas existências, enquanto os desenhos trazem o título de “esboços”, ainda que possuam acabamentos sofisticados.

O segundo eixo apresenta grupos de obras que fazem uma arqueologia da construção da poética em questão. Fragmentos dos Esboços podem ser vislumbrados nas obras, que se apresentam como relíquias do processo. Estas séries fazem subversões poéticas de metodologias científicas, apropriando-se de termos relacionados a processos arqueológicos, estudos biológicos e matemáticos. A diluição das linhas entre científico e poético dialoga com as relações entre real e ficcional, material e imaterial, possível e impossível, ressignificando os termos utilizados no contexto da pesquisa e da produção artística.

Usando o paradoxo como material, a exposição traz uma narrativa sobre a experiência artística através de uma arqueologia ficcional, enquanto também apresenta uma arqueologia real dos processos utilizados para a fabricação de tal ficção.

Luanda Olívia trabalha principalmente com desenho e escrita, investigando as relações entre a linha desenhada e o fio da narrativa, produzindo ficções em uma via de mão dupla entre imagem e texto. Utiliza um vocabulário visual composto por formas orgânicas, como  fios e casulos, ovos, elementos botânicos e pedaços de carne, aludindo a ciclos de vida e morte, e de destruição e construção, enquanto as ambiguidades entre formas vegetais e animais constituem organismos ficcionais. Tem como influências a literatura fantástica e as subversões poéticas de metodologias científicas.

Serviço:

O quê: Exposição  "Arqueologia do Impossível", de Luanda Olívia

Quando: Abertura 05 de dezembro, às 19h  |  Visitação até 25 de janeiro de 2020

Onde: Galeria Municipal Pedro Paulo Vecchietti, Praça 15 de Novembro, 180, piso superior, Centro, Florianópolis (Esquina com a Rua Tiradentes). Horários:  segunda a sexta, 13h às 19h.

Quanto: Gratuito

 

Informações: 3333 9743 | galeria.municipal@gmail.com

 

Agendamento de grupos: formulário disponível em https://forms.gle/puzPRjkiXmE4sXUo8