18.1 C
fpolis
sexta-feira, junho 21, 2024
Cinesystem

Arquitetos e urbanistas do Brasil, México e Colômbia estão confirmados para a 50ª Convenção Nacional AsBEA, em Florianópolis

spot_img

Arquitetos e urbanistas do Brasil, México e Colômbia estão confirmados para a 50ª Convenção Nacional AsBEA, em Florianópolis

spot_imgspot_img

Evento discutirá mudanças climáticas, centralidades urbanas, Inteligência Artificial, entre outros temas atuais

A 50ª Convenção Nacional AsBEA, que será realizada entre 19 e 22 de junho em Florianópolis, terá em sua programação profissionais da arquitetura e urbanismo do Brasil, México e Colômbia. Organizada pela regional catarinense da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a edição deste ano tem o tema ‘Raízes sustentáveis – Desenvolver cidades plurais com conexão local e visão global’, e contará com palestras e experiências conjuntas para elevar o debate sobre a temática. O evento está com inscrições abertas pelo site asbea.sc.org.br.

A abertura do evento, no dia 19, às 20h, acontecerá no auditório do Passeio Sapiens, no Sapiens Parque, no bairro Cachoeira do Bom Jesus. Nos dias 20 e 21, as atividades da Convenção terão seguimento no Il Campanário Villagio Resort, em Jurerê Internacional. Já o dia 22, sábado, será reservado para visita técnica ao Vivapark, bairro planejado em desenvolvimento em Porto Belo.

Ronaldo Martins, presidente da AsBEA-SC, explica que o tema da Convenção surgiu pela necessidade dos profissionais de remodelar o panorama contemporâneo diante da globalização. “A Convenção anual, que congrega arquitetos de diversas regiões do Brasil, neste ano pretende mostrar a relevância primordial de cada profissional da arquitetura e do urbanismo em uma comunidade em evolução constante, permeada pela pluralidade e pela preservação do meio ambiente. Nosso desejo é que as problemáticas ambientais, culturais e sociais sejam contempladas sob o lema de ‘pensamento global e ação local’ na arquitetura e urbanismo”, destaca.

Em paralelo à convenção, entre os dias 15 e 23 de junho, será realizado o Festival de Arquitetura de Florianópolis, com diversas atrações e eventos gratuitos e abertos ao público em diferentes locais da cidade. “Com o Festival de Arquitetura, pretendemos celebrar a criatividade e a inovação e fortalecer a compreensão da sociedade em relação ao papel do arquiteto e urbanista na formação de ambientes de vivência e na promoção da vida urbana”, complementa Ronaldo Martins.

CIDADES E SUSTENTABILIDADE

O primeiro dia de palestras da Convenção Nacional, dia 20, que terá como tema central ‘Cidades e Sustentabilidade’, terá nomes como o do arquiteto Pedro Lira, do escritório Natureza Urbana (SP), e da professora doutora da USP Denise Helena Silva Duarte, para falar no primeiro painel do dia de ‘Ecologia e Mudanças Climáticas’ e ‘Adaptação de cidades e edifícios às mudanças climáticas’. No segundo painel, o tópico ‘Arquitetura e eficiência energética’ será tratado pelo professor doutor da UFSC Roberto Lamberts, e o panorama da Arquitetura na Amazônia será abordado pelo arquiteto Marcelo Borborema, de Manaus (AM).

No painel três, o assunto tratado será as centralidades urbanas. Quem falará sobre o tema é Felipe Cavalcante, fundador da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT) e do Movimento Somos Cidade, que reúne os principais desenvolvedores urbanos do Brasil e. O especialista abordará os desafios da pluralidade na transformação urbana. No mesmo painel será apresentado o case Planejamento e Desenho Urbano em Florianópolis: Perspectivas para um novo modelo de cidade, pelo arquiteto Michel Mittmann, Secretário de Planejamento e Inteligência Urbana. Prefeitura Municipal de Florianópolis, e três 3 cases de empreendimentos catarinenses com a participação de profissionais e empresários envolvidos nos projetos: Cidade Criativa Pedra Branca, em Palhoça; Jurerê In, em Florianópolis e o Vivapark, em Porto Belo. Às 18h30, será realizada a palestra do arquiteto Carlos Alberto Bedoya Ikeda, titular do premiado escritório Productora, da Cidade do México. O profissional vai abordar a ‘Arquitetura como expressão das mudanças’, explorando as transformações sociais e culturais que se refletem na arquitetura ao longo do tempo, como narrativas visuais da história das sociedades

ARQUITETURA E ESCALAS DE CONEXÃO

No dia 21, o primeiro painel do dia abordará a ‘Arquitetura do tipo exportação: Cases e oportunidades’, e será organizado pela Built by Brazil e a AsBEA-BR. Na sequência, com a temática em ebulição da Inteligência Artificial (IA), o arquiteto Danilo Batista, Presidente AsBEA-BR, tratará da IA preditiva e generativa, com suas implicações e desafios. Em seguida, a arquiteta Flávia Tissot fará palestra sobre cidades responsivas e apresentará – ao lado do arquiteto Ronaldo Martins, presidente da AsBEA-SC — um produto inédito e exclusivo lançado pela entidade, o Chat Plano Diretor Florianópolis. Logo depois, a arquiteta Patrícia Sarquis Herden, Presidente do CAU-BR, tratará de BIM nas licitações, apresentando o case do concurso da Sede do CAU-SC.

O sexto painel do evento terá foco na ‘Arquitetura Para Conectar’ e a importância e a responsabilidade da arquitetura de interiores. O arquiteto Thiago Rodrigues, do escritório SuperLimão (SP) e a designer Daniela Ferro (PR) tratarão do tema ‘A alma que habita a arquitetura’. No painel seguinte, ‘O Lugar da Memória na Arquitetura’, destacando projetos que respeitam a história, palestrará o arquiteto mexicano Miguel Montor, da Cidade do México. Na sequência, com o tema ‘Arquitetura para Transformar Lugares e Pessoas’ exibindo ações e projetos inspiradores que respeitam lugares, culturas e tradições, o painel trará o arquiteto Gustavo Restrepo, de Medellín, Colômbia. O profissional fará palestra com o tema ‘Melhores cidadãos fazem melhores cidades’. No mesmo painel os arquitetos João Wallig Neto e João Felipe Wallig, de Porto Alegre, mostrarão o case Vila Flores e a ressignificação e coletividade do projeto.

A palestra de encerramento será ‘Sociobiodiversidade: a valorização da identidade brasileira e latinoamericana’ por Marcelo Rosenbaum, fundador e presidente do Instituto A Gente Transforma, organização sem fins lucrativos que nasceu em 2016 com o propósito de trabalhar junto às comunidades tradicionais em projetos com foco na geração de oportunidades para a sociedade, atuando a partir do seu capital cultural e da sociobiodiversidade.

O encerramento da Convenção acontecerá com uma visita técnica ao projeto Vivapark Porto Belo, bairro parque desenvolvido pela Vokkan, na cidade de Porto Belo. A visita terá a presença dos arquitetos Juliana Castro e Nicholas Alencar, autores do projeto, e para participar será necessário realizar inscrições prévias.

FESTIVAL DE ARQUITETURA DE FLORIANÓPOLIS

De 15 a 23 de junho, Florianópolis será palco da primeira edição do Festival de Arquitetura, um evento múltiplo e plural que integrará diversas atrações abertas ao público com o tema “Cidade como palco da vida”. Será organizada uma série de ações e eventos, como exposições de projetos, mostras fotográficas, palestras técnicas, workshops, tours culturais, visitas guiadas, passeio ciclístico, cinema na rua e intervenções urbanas. A abertura está programada para o dia 15 de junho, às 11h, no Largo da Alfândega, no centro da cidade. A programação será divulgada no no site da AsBEA-SC (www.asbeasc.org.br) e no perfil do Instagram: @festivaldearquitetura

Serviço

O que: Convenção Nacional AsBEA 2024

Quando: 19 a 22 de junho

Onde: Florianópolis/SC

Quanto: Valores e inscrições no site da AsBEA-SC: www.asbeasc.org.br

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img