Florianópolis, 20 de julho de 2024

Arquitetos e urbanistas do Rio Grande do Sul se reúnem em um evento para tratar de sustentabilidade e arquitetura, em Florianópolis

spot_img

Compartilhe

A 50ª Convenção Nacional da AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) começa na próxima quarta-feira, 19 de junho, em Florianópolis. O evento contará com a presença de profissionais renomados do Brasil e do México, abordando o tema “Raízes Sustentáveis – Desenvolver Cidades Plurais com Conexão Local e Visão Global”.  Dentre os palestrantes,  profissionais do Rio Grande do Sul apresentarão painéis para explorar o urbanismo e soluções sustentáveis para os desafios contemporâneos. A programação inclui temas variados, desde microclimas urbanos até a ressignificação de espaços comunitários.

Na quinta-feira, 20 de junho, ocorrerá o painel ‘Cidades Verdes’. Clarice Debiagi, arquiteta e urbanista do Rio Grande do Sul, falará sobre microclimas urbanos e a construção das cidades. Fernando Meirelles, doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental também do Rio Grande do Sul, abordará as enchentes no estado e abordará  o planejamento urbano dentro do Marco de Sendai, considerando os eventos climáticos futuros, com foco na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Na sexta-feira, 21 de junho, será realizado o Painel 8: Arquitetura para Transformar Lugares e Pessoas. João Felipe Wallig, arquiteto de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, discutirá a ressignificação e coletividade do projeto Vila Flores, espaço arquitetônico idealizado para a realização de atividades socioculturais, espaço de trabalho de dezenas de artistas e empreendedores criativos e ambiente de aprendizado.