18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Arrecadação de Florianópolis cresce no primeiro semestre de 2010

spot_img

Arrecadação de Florianópolis cresce no primeiro semestre de 2010

spot_imgspot_img

Principais tributos e repasses registraram incremento significativo em comparação ao mesmo período do ano passado

Entre os meses de janeiro e junho deste ano, a arrecadação dos principais tributos municipais da Prefeitura de Florianópolis cresceu significativamente em relação ao primeiro semestre de 2009. O maior incremento foi do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), cuja arrecadação cresceu 32% em 2010. Em seguida está o ISS (Imposto Sobre Serviços), com um crescimento de 20% em relação ao primeiro semestre de 2009.

O crescimento expressivo na arrecadação desses dois tributos deve-se à ações de gestão e modernização desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Receita. No caso do ITBI foram revistos os procedimentos adotados no lançamento do imposto. Já o incremento da arrecadação do ISS é resultado da convergência de diversas ações preventivas e repressivas. Entre elas, destaca-se a implantação da Ficha de Atualização Cadastral (FIAC).

A arrecadação do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) também aumentou nos primeiros seis meses do ano. A receita do tributo registrada até junho foi de R$ 78.351.611,15, 15% superior ao montante do mesmo período do ano passado. Já a recuperação da dívida ativa cresceu 117% no primeiro trimestre de 2010.

Os repasses federais e estaduais também registraram incremento. A cota-parte do ICMS aumentou em 14% e a do IPVA cerca de 7%. O repasse do Fundo de Participação dos Munícipios cresceu quase 6%. Com o crescimento dos principais tributos e repasses, a receita total teve um incremento de 14%, alcançando no primeiro trimestre deste ano um montante de aproximadamente R$ 385 milhões.

Para os cidadãos que quiserem acompanhar os dados da arrecadação, a Prefeitura de Florianópolis disponibiliza em seu portal na internet o demonstrativo das receitas do município.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img