16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Arte e Tecnologia são temas de curso ministrado em Florianópolis

spot_img

Arte e Tecnologia são temas de curso ministrado em Florianópolis

spot_imgspot_img

Na capital catarinense o curso acontece nos dias 15 e 16 de maio.

As atividades do Curso de Extensão “Oficina de Arte e Tecnologia” têm início nesta semana. O primeiro encontro será realizado na quarta-feira (03/03) às 18 horas na sala de cinema da Cidadela Cultural, em Joinville. A palestra “Arte e Tecnologia” será ministrada pela artista multimídia e professora Yara Guasque, docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, do bacharelado e licenciatura em Artes Visuais da Udesc. Yara vai apresentar um panorama nacional sobre as tecnologias aplicadas e agregadas aos trabalhos artísticos atuais. A palestra é gratuita e aberta ao público.

“O intuito é propor aos participantes a experiência da criação colaborativa e processual,partindo da discussão das idéias embrionárias, da elaboração do design dos projetos das instalações e da adequação da tecnologia implicada. Mas também visa a formação de um público especializado capacitando os artistas participantes a acompanharem a recente produção em arte e tecnologia além de almejar a instrumentação dos participantes quanto a produção em arte e tecnologia”, explica Yara.

Desenvolvido em parceria com o Departamento de Artes Visuais e Departamento de Ciência da Computação da UDESC, pelos grupos Telepresença em ambientes imersivos, participativos e interativos, GPTaipi (CEART) e MuSA – Multimídias, Sistemas & Artes (CCT), o curso tem um total de 30 horas divididas entre as cidades de Joinville e Florianópolis. As próximas oficinas serão realizadas nos dias 10 e 11 de Abril em Joinville e 15 e 16 de Maio em Florianópolis. Os eventos são abertos a comunidade.

Serviço:

Curso de extensão aberto à comunidade
30 h divididos entre as cidades de Joinville e Florianópolis
Certificado de participação com 75% de freqüência
Os resultados da oficina serão expostos na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew na exposição intitulada Mímesis Mülleriana
Coordenação: Yara Guasque
Bolsista de extensão: Alan Fachini
Professores ministrantes: Yara Guasque e Vilson Vieira
Participação dos Grupos GPTaipi e MuSA
Promoção: UDESC CEART CCT

Florianópolis

Dias 15 e 16 de maio das 11:00 ás 17:30
Discussão online do design das instalações: 02:00 hs
Local: Ceart UDESC/ Bairro do Itacorubi
Av. Madre Benvenuta, 1907. Bloco de Artes Visuais.

Joinville

Dia 03 de março das 18:00 às 20:00 Palestra de Yara Guasque Panorama de Arte e Tecnologia no Brasil
Local: Auditório da Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew
Dias 10 e 11 de abril das 11:00 ás 17:30
Local: Auditório da Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew
rua Dona. Francisca, 800 – Saguaçu – Joinville – SC
fone 047 – 3433 2266

Tópicos Gerais a serem abordados na Oficina de Arte e Tecnologia

Panorama de Arte e Tecnologia no Brasil: histórico e a formação de um público especializado;
Festivais de Software livre no Brasil, licenças;
Arte e Tecnologia;
Arte, Ciência e Tecnologia;
Taxionomias;
Arte cibernética, estéticas sistêmicas e estéticas executáveis;
Gambiarra, bricolabs, hackerspaces, cultura maker, DIY;
Computação Musical, síntese, samples, chipmusic (com arduino, video games);
Montagem das placas Arduíno;
Breve explanação sobre os softwares e linguagens de programação PureData e Processing;
Experimentação poética livre dos hardwares, placas e interfaces;

GPTaipi, grupo de pesquisa em Telepresença em ambientes imersivos, participativos e interativos. Pesquisa e desenvolvimento processual poético de projetos artísticos que assimilem a passagem da técnica à tecnologia e que usam as estruturas comunicacionais disponibilizadas no mercado. Considerando o suporte e a práxis das manifestações artísticas contemporâneas investiga de que forma as pesquisas em Arte e Tecnologia estão sendo integradas com as das tecno-ciências. As tecnologias digitais impulsionam a criação de novas linguagens. Cita-se a multimídia, os ambientes virtuais imersivos e interativos, as instalações de simulações e proposições artísticas que se utilizam das redes e projetos que considerem como inputs ao sistema dados que podem advir de pessoas, animais, objetos, ou de fenômenos naturais.

MuSA(Multimídia, Sistemas & Artes, http://www.musa.cc , está interessado em fomentar a criação, reflexão e intercâmbio de conhecimento entre a arte e a ciência, através de suporte tecnológico. MuSA foi criado a partir da vontade de acadêmicos e professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em desenvolver pesquisa e tecnologia em síntese musical, interfaces tangíveis, computação vestível (wearable computing), materiais inteligentes (smart materials).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img