19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Arte presepista é atração natalina em Florianópolis

spot_img

Arte presepista é atração natalina em Florianópolis

spot_imgspot_img

A figueira centenária já não é a principal atração da Praça 15 de Novembro, no Centro. A árvore mais famosa da cidade agora divide as atenções com um presépio natural onde as pessoas param para fazer fotos e apreciar o cenário produzido pelo artista plástico Jone Cezar de Araújo. A instalação integra o projeto “Presepiando pela Ilha com Cascaes”, patrocinado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio cultural do Banco do Brasil.

O Presépio ‘Franklin Cascaes’ fica em exposição na Praça 15 de Novembro até 6 de janeiro, ganhando realce à noite, com iluminação especial cedida pela empresa Sadenco. Confeccionado com materiais naturais e artesanato local, o cenário conta com 25 figuras, sendo 11 de animais e 14 humanas, entre elas, Jesus, José, Maria e os Reis Magos, além de uma rendeira e um pescador – personagens típicos da Ilha. Não faltam na composição elementos associados à cultura local como cestarias, cerâmicas, mantas de tear e rendas de bilro, assim como sementes, palhas, conchas de ostra e barba de velho.

Iniciada na Universidade Federal de Santa Catarina pelo historiador e folclorista Franklin Cascaes, a tradição de confeccionar um presépio rústico em tamanho natural foi levada para a praça central na década de 1970, por incentivo do museólogo Gelci Coelho, o Peninha, que queria tornar pública a arte presepista de Cascaes. Após a morte do pesquisador catarinense, em 1983, Peninha continuou o projeto por mais dez anos e, a partir de 1994, a responsabilidade foi assumida por Jone Cezar de Araújo.

Presepiando pela Ilha

O projeto “Presepiando pela Ilha com Cascaes” contempla ainda a Mostra Internacional de Presépios, com 23 composições com diversos materiais em miniatura que retratam a cena da Natividade, feitos por presepistas de Portugal, Rússia, México, Itália, Madagascar, Peru, entre outros países. A exposição fica aberta à visitação pública gratuita, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, até dia 6 de janeiro.
Outra ação cultural é o Presépio Itinerante, adaptado de forma inédita no interior de uma Kombi, veículo similar ao que Franklin Cascaes utilizava como transporte nas pesquisas pelo interior da Ilha. Instalado dentro do carro, o cenário é composto por casarios antigos no estilo luso-açoriano em torno de um presépio em miniatura, similar ao que está instalado Praça 15 de Novembro. Com iluminação especial autônoma, o veículo vai percorrer dez comunidades na Capital, de 14 a 23 de dezembro, divulgando a arte presepista de Cascaes.

Natividade premiada

Natural do Morro da Fumaça, no sul do estado de Santa Catarina, Jone Cezar reside em Florianópolis desde 1968, onde descobriu a paixão pelas artes visuais e pela cultura popular, e em especial pela confecção de presépios natalinos com diferentes técnicas e materiais.

Em 36 anos de atividade na capital catarinense, o artista participou de mais de 60 exposições individuais e coletivas, conquistando cerca de 30 premiações neste período. Conhecido mundialmente pelo trabalho presepista, o artista catarinense conquistou em 2005 a medalha de ouro na 30ª Mostra Mundial Dei 100 Presepi, em Roma, e o prêmio do júri popular no 5º Concurso Nacional de Presépios de Greccio-Riete, também na Itália.

Jone Cezar de Araújo foi membro do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina e foi um dos fundadores da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina. Atualmente integra a Associação Internacional dos Artistas Plásticos – Unesco/Sinapesp, a Associação Amigos do Presépio da Itália, e a Associação Amigos do Presépio de Madri. É ainda presidente e fundador do Instituto Cultural e Presepista Ilha de Santa Catarina, que em 2005 foi reconhecido como órgão oficial da arte presepista brasileira.

Serviço:


O quê: “Presepiando pela Ilha com Cascaes”

Inauguração do Presépio Natural Franklin Cascaes

Quando: até 6 de janeiro

Onde: Praça 15 de Novembro – Centro
__________________________________________________________

O quê: “Presepiando pela Ilha com Cascaes”

Mostra Internacional de Presépios

Quando: de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, até 6 de janeiro

Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti
Praça 15 de Novembro nº 180 – Centro
Esquina com Rua Tiradentes

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O quê: “Presepiando pela Ilha com Cascaes”
Presépio Itinerante

Quando: de 14 a 23 de dezembro

Onde: em 10 comunidades da Ilha e região continental

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img