fique por dentro de floripa

- Variedades - Artista catarinense expõe obra “Desaparecendo” em uma das maiores mostras híbridas do mundo

04.05.2021

Artista catarinense expõe obra “Desaparecendo” em uma das maiores mostras híbridas do mundo

04.05.2021
Artista catarinense expõe obra “Desaparecendo” em uma das maiores mostras híbridas do mundo
Foto: Divulgação

 

Karine Padilha, que reúne arte e psicologia em sua obra, é destaque entre artistas de 40 países escolhidos para a exposição híbrida da Mostra Museu, de São Paulo, e The Covid Art Museum, da Espanha.

 

Parceria entre a galeria brasileira "Mostra Museu: Arte na Quarentena" e a espanhola "The Covid Art Museum", primeiro museu de arte do mundo criado no início da pandemia, reúne arte, música e tecnologia para aproximar público, obras e artistas na plataforma multimídia do projeto, além de uma exposição a céu aberto em São Paulo.

 

O trabalho da catarinense Karine Padilha é uma das 200 obras escolhidas de 40 países para a Mostra - entre eles: Alemanha, Brasil, Cuba, Emirados Árabes, Filipinas, Itália, Índia, Líbano, Paquistão e Ucrânia - e que contam com participações de músicos brasileiros já consagrados, como Milton Nascimento, Criolo, Gal Costa e Pitty, além de diversos outros novos talentos que surgiram durante a Covid-19.

 

A obra escolhida pela curadoria da Mostra, o autorretrato "Desaparecendo", foi produzida em casa pela artista para transmitir suas emoções vivenciadas durante o período de isolamento social.

 

"A arte e a psicologia desempenham um papel fundamental no enfrentamento de questões como a ansiedade, a frustração, a solidão, a perda e o luto - intensificados durante a pandemia, permitindo que essas experiências sejam vividas de outras formas e ressignificadas através dos processos criativos", explica a artista e graduanda em Psicologia, Karine Padilha.

 

Natural de Xanxerê e moradora de Florianópolis há 16 anos, ela revela que unir a arte à psicologia em uma expressão artística num momento tão desafiador foi fundamental para manter a criatividade e a saúde física e mental. 

 

“Quando criei esta obra, estava experienciando uma sensação de bloqueio criativo e de apagamento, reflexo do que estamos vivendo socialmente bloqueados, impedidos, de certa forma apagados do mundo. Através da arte, pude elaborar essas e outras sensações", conta a artista, que também é escritora.

 

"Desaparecendo" e todas as obras da Mostra compõem a exposição híbrida em ambientes físicos de São Paulo e na galeria virtual www.mostramuseu.com, com destaques dos artistas para todo o mundo.   

 

Sobre a artista: Karine Padilha é natural de Xanxerê, Santa Catarina, e mora em Florianópolis há 16 anos. Em 2016, iniciou a graduação em Psicologia, quando passou a estudar os resultados do fazer artístico no comportamento humano. Desde então, explora e experimenta diversos recursos de criação e expressão, entre eles a fotografia, a pintura e a escrita.

 

Em 2017, escreveu o livro “Lugeo”, que integrou a XI Entre Mostras, da Fundação Cultural Badesc (Florianópolis). De 2017 a 2018, participou ativamente do programa de rádio Quinta Maldita, também na capital catarinense, que reúne performances artísticas organizadas pelo músico e literato Demétrio Panarotto. 

 

Em 2019, expôs o projeto “Poemas de Amor e Cataclismos” na FAF, que integrou a Maratona Cultural de Florianópolis. Neste ano, expõe o autorretrato Desaparecendo/Disappearing na Mostra Museu de São Paulo.

 

Atualmente trabalha com psicologia e arte, prestando atendimentos psicológicos na clínica escola do CEPSI- Centro de Produção de Saberes e Práticas em Psicologia, da Faculdade CESUSC, na Capital.

 

Conheça o trabalho de Karine no site www.karinepadilha.com.br e no Instagram @karine_padilha_, ou acesse o link https://bit.ly/3uiaf5z e veja o vídeo. 

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Villa Romana Shopping realiza ação solidária com a Turma do Batman a partir deste sábado

14.05.2021

Villa Romana Shopping realiza ação solidária com a Turma do Batman a partir deste sábado

Nova Coca-Cola Sem Açúcar chega ao Brasil

14.05.2021

Nova Coca-Cola Sem Açúcar chega ao Brasil

Floripa Shopping inova com programa de fidelidade

14.05.2021

Floripa Shopping inova com programa de fidelidade

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.