spot_imgspot_img
Florianópolis, 9 novembro 2024

Artista catarinense Juliana Hoffmann é tema de palestra gratuita promovida pela Fundação Cultural BADESC

VariedadesArtista catarinense Juliana Hoffmann é tema de palestra gratuita promovida pela Fundação...
spot_img

Fisioterapia Pélvica para Gestantes e Pós-Parto em Jurerê

A gestação é um período repleto de transformações físicas...

CERTI leva inovação em bioeconomia ao Web Summit em Portugal

Startups apoiadas pela organização apresentarão suas soluções em manejo...
spot_img

Compartilhe

Encontro que acontece no dia 18 de novembro terá a participação da artista, pesquisadora e doutoranda em Artes Visuais, Luciana Knabben

Na quarta-feira, dia 18 de novembro, a artista, pesquisadora e doutoranda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Luciana Knabben, participa do encontro virtual gratuito promovido pela Fundação Cultural BADESC.

Nesta edição, Luciana vai falar sobre a artista catarinense Juliana Hoffmann. A palestra, que será transmitida a partir das 19h30 pela Plataforma Microsoft Teams, pode ser acessada no dia neste link: http://bit.ly/encontrosvirtuaisfcb.

Nascida em Concórdia, no Meio-Oeste de SC e atualmente residindo em Florianópolis, Juliana recusa-se a encarar a natureza como simples entorno ou fonte inesgotável de recursos para serem explorados. A artista reconhece a espécie humana como uma pequena parte de um planeta com diferentes espécies e reinos. Sem deflagrar uma causa ou bandeira que se sobrepõe ao pensamento plástico, destaca em seus trabalhos diferentes vínculos entre os seres viventes. 

Na exposição Exprimível do Vazio, ocorrida na Fundação Cultural BADESC, em 2017, Juliana dava visibilidade a ação de traças e cupins, remetendo ao fato de que há mais engenhosidade nestes insetos do que percebe nosso vão antropocentrismo. Já na exposição Sobre Viventes, apresentada em 2019, na Galeria Helena Freta, foi abordado um sistema vegetal que sobrevive sob risco de extinção.

Na exposição Florestas apresentada no Instituto Meyer Filho, em Florianópolis, como parte da Bienal de Curitiba 2019, ela apresentou trabalhos mais experimentais e problematizava os limites da vida orgânica e a heterogeneidade em um mundo no qual a solidez dos corpos se dissipa e afeta os diferentes modos de existência.

O encontro online integra o projeto A história entre imagens e sons, que é uma parceria com o Laboratório de Imagem e Som e o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Com coordenação do Prof. Dr. Rogério Rosa, os eventos virtuais seguem até o dia 16 de dezembro.

 

Próximo encontro

No dia 25 de novembro a professora doutora Jamile Borges é a convidada do encontro virtual. Ela vai falar sobre o tema Pandemia, racismos e algoritmos discriminatórios. O intuito é fazer uma reflexão sobre a ideia de algoritmos discriminatórios, com foco no período de pandemia. Além disso, Jamile vai falar sobre como a injustiça e a desigualdade encontram meios para se disseminar e, como tal qual o vírus, tem alto poder de contágio.

 

Sobre Luciana Knabben

Nascida em Blumenau, 1978. Formada em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC (2001). Formada em Bacharelado em Pintura e Gravura na Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC (2006). Pós-graduada em Linguagens Visuais Contemporâneas, na Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/ SC (2003). Mestre em Teoria e História da Arte, na Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). Doutoranda em Teoria e História da Arte, na Universidade do Estado de Santa Catarina. Vive e trabalha em Balneário Camboriú – SC.  

 

Sobre Rogério Rosa

Professor do ensino superior desde 2001, Rogério Rosa atualmente leciona na Udesc, credenciado como docente de História e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em História do Tempo Presente. Eleito presidente da ANPUH-SC (Associação Nacional de História seção Santa Catarina) para gestão de 2018-2020 e Membro do Corpo Editorial como Editor da Seção Fonte da Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos para os anos 2019-2022, atualmente coordena o Laboratório de Imagem e Som (LIS) da FAED/UDESC. 

Desenvolve pesquisas na área de história e cultura política e visual, relações entre história e literatura, história da historiografia e movimentos sociais. Suas pesquisas tem como foco conflito rebelde ocorrido no sul do Brasil conhecido como Guerra do Contestado. 

 

Serviço: Encontro virtual sobre Juliana Hoffmann, entornos

Data: 18 de novembro – quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Plataforma online Microsoft Teams (http://bit.ly/encontrosvirtuaisfcb)
Participação gratuita