17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

As obras no Parque Urbano do Maciço do Morro da Cruz

spot_img

As obras no Parque Urbano do Maciço do Morro da Cruz

spot_imgspot_img

Pelo projeto grande parte do Maciço será inteiramente reconstruído. Dentre as obras sendo realizadas está a construção do Parque Natural do Morro da Cruz.

Comunidades que fazem parte do entorno do Maciço do Morro da Cruz serão urbanizadas, ganhando praças, quadras de esporte e serão construídas 358 casas e 80 apartamentos.

“As localidades ali presentes vão sofrer uma verdadeira revolução urbanística nos próximos três anos. O projeto de urbanização segue o conceito das superquadras, o que significa que elas serão integradas na malha viária, como quaisquer outros bairros, revela o diretor superintendente Gerson Basso.

Fazem parte das obras do parque a construção de estacionamento para carros de passeio e ônibus, recepção de visitantes, sanitários, trilhas, lagos, construção de quadras de esporte (areia e poliesportiva), estação de ginástica e parque infantil. Sem falar do pórtico de entrada.

A sede do parque terá dois acessos. Pela entrada usual na Avenida do Antão (Morro da Cruz) e também pela Rua General Vieira da Rosa (Monte Serrat).

Além das escolas que já foram reformadas pelo governo do estado, o projeto prevê a construção de praças públicas, arruamento e pavimentação.

Segundo o Secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Átila Rocha dos Santos, esta e as demais iniciativas de urbanização das localidades inseridas no maciço fazem parte das promessas de campanha do prefeito Dário Berger. “Moradia, regularização da propriedade, isso faz parte da dignidade da pessoa humana.

Basso afirma que Em Florianópolis, o número de famílias que vivem irregularmente ou em situações de risco está diminuindo, graças às ações do poder público que vem tomando as iniciativas necessárias. “Não conseguiremos resolver todos os problemas habitacionais, porém a parte que nos cabe nesta administração, está sendo realizada”.

O prefeito Dário Berger não fala em fatos de administrações passadas e reconhece que muita coisa ainda precisa ser feita. “Temos ainda muito por fazer nos próximos dois anos e esta missão só será possível em parceria com o governo do estado e governo federal”.

Dentre as obras sendo realizadas está a construção do Parque Natural do Morro da Cruz. Para a arquiteta e urbanista da secretaria de Habitação, Cibele Assmann Lorenzi, que desenvolveu o projeto, a obra é importante por que preservará uma área de vegetação passível de ser ocupada irregularmente. “Estamos criando um embrião que depois receberá melhorias de acordo com as necessidades”. Avalia Cibele.

Conforme a idealizadora do projeto, o principal objetivo é ocupar as áreas mais degradadas do terreno e preservar os trechos de vegetação em estado avançado de regeneração e , ainda, implantar equipamentos que atendam as demandas da comunidades por infraestrutura de esporte e lazer. Após a execução, a administração do Parque será da Floram ( Fundação Municipal do Meio Ambiente).O

Outras oito áreas estão sendo urbanizadas, beneficiando mais 7.116 famílias, com recursos próprios ou outras parcerias. Uma delas é a antiga área Y, o atual Conjunto Residencial Vitória. Nele, com apoio do Ministério das Cidades e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, serão construídas 1.048 moradias, das quais 504 já foram entregues, 224 estão em construção e 320 estão em licitação. Além disso, a Prefeitura está fazendo obras pontuais em mais vinte favelas e implantou o Bolsa-Aluguel. “Estamos lutando para trazer mais recursos do FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social)”, disse ainda o Secretário. “Graças ao PSH (Programa de Subsídio Habitacional), também com apoio do presidente Lula, conseguimos recursos para que 2.454 famílias dos jardins Canaã, dos Trabalhadores e Conceição pudessem terminar suas residências”.

O superintendente da Floram termina dizendo que a obrigação desta administração é participar de outros tipos de projetos habitacionais e também das ações de desenvolvimento urbano”.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img