18 C
fpolis
sexta-feira, junho 21, 2024
Cinesystem

AsBEA-SC toma posse no Conselho da Cidade de Florianópolis

spot_img

AsBEA-SC toma posse no Conselho da Cidade de Florianópolis

spot_imgspot_img


Arquitetos e urbanistas ganham espaço oficial para participar das decisões sobre o futuro da capital catarinense com a posse da AsBEA-SC no Conselho da Cidade de Florianópolis nesta segunda-feira, dia 10 de junho. A entidade vem pleiteando a participação desde a implementação do Conselho, em 2018, considerando a importância do papel dos arquitetos e urbanistas no desenvolvimento das cidades. O processo eleitoral para o período 2024-2026 foi iniciado em maio e o resultado foi publicado na última sexta-feira no Diário Oficial.

“Este é um momento de grande importância para todos nós. O Conselho da Cidade desempenha um papel crucial no planejamento e desenvolvimento urbano do município, sendo um espaço de diálogo e mediação entre a sociedade civil, entidades e órgãos públicos”, afirma o arquiteto e urbanista Ronaldo Martins, presidente da AsBEA-SC.

Para o dirigente, a participação da AsBEA-SC no Conselho da Cidade de Florianópolis representa um ganho para toda a comunidade. “Nossos profissionais possuem um conhecimento técnico aprofundado sobre a qualificação urbana, o que permitirá que consideremos as necessidades dos cidadãos e respondamos aos anseios da comunidade. Estamos comprometidos em utilizar nossa expertise para contribuir com políticas urbanas mais inclusivas e sustentáveis, visando uma cidade organizada, justa e acessível para todos”, reforça.

O arquiteto Ricardo Fonseca, vice-presidente de Relações Institucionais da AsBEA-SC, acrescenta que o Conselho é “um espaço democrático e representativo dos diferentes olhares que recaem sobre a cidade, sendo assim é também relevante a opinião de planejadores urbanos e dos desenhistas do território: arquitetos e urbanistas.”

Fundada em 2006, a AsBEA-SC é uma das 10 regionais da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – entidade criada há 50 anos com o propósito de contribuir para o desenvolvimento do setor. Tem como papel contribuir para a contínua evolução no campo da arquitetura, para a valorização da sua importância no desenvolvimento urbano e na melhoria qualitativa da construção civil do país. Em Santa Catarina, a AsBEA representa 58 escritórios de arquitetura e 24 empresas fornecedoras do setor.  

Sobre o Conselho da Cidade de Florianópolis

O Conselho da Cidade é um instrumento de gestão democrática do município previsto no Plano Diretor, no qual representações do poder público e dos diversos segmentos da sociedade têm a oportunidade de discutir a maneira mais adequada de promover o desenvolvimento urbano. O órgão foi criado pela lei complementar 482/2014 e instituído em 2018 pelo decreto municipal 18.279/2018. Uma das atribuições do Conselho da Cidade é a convocação das entidades e sociedade para as Conferências da Cidade.


A composição do Conselho da Cidade é feita por 16 representações do Poder Público, sendo duas instituições da esfera federal, duas da esfera estadual e 12 da esfera municipal; 12 representações da sociedade civil de abrangência difusa, entre entidades sindicais de trabalhadores, entidades de classe, conselhos e associações profissionais, entidades acadêmicas e de pesquisa, Organizações Não Governamentais (ONG), fundações privadas, movimentos sociais de abrangência difusa e entidades empresariais; e 12 representações da Sociedade Civil por setores, associações comunitárias ou de moradores com atuação local entre as regiões Insular, Continente, Norte, Sul, Leste e Oeste.

Clique aqui e saiba mais sobre o Conselho da Cidade.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img