fique por dentro de floripa

- Saúde - Associação Catarinense de Oftalmologia lança cartilha educativa sobre cuidados com a saúde dos olhos

26.08.2019

Associação Catarinense de Oftalmologia lança cartilha educativa sobre cuidados com a saúde dos olhos

26.08.2019
Associação Catarinense de Oftalmologia lança cartilha educativa sobre cuidados com a saúde dos olhos
Foto: Divulgação

Iniciativa tem como objetivo informar à população - e também a entidades públicas - sobre mitos e verdades sobre doenças visuais, além da forma correta de diagnóstico e tratamento 

Mais da metade dos casos de deficiência no país são de pessoas com problemas de visão - ao todo 6,5 milhões de brasileiros (3,6% da população) sofre de cegueira, visão baixa ou subnormal. Ao todo, contando pessoas que têm alguma dificuldade permanente de enxergar e usam lentes ou óculos, este volume ultrapassa o total de R$ 35 milhões de brasileiros. A região Sul do Brasil tem a maior proporção de pessoas com deficiência visual do país: 5,4% da população sofre de algum distúrbio da visão. 

Para ajudar a população de Santa Catarina sobre as principais doenças que afetam a visão, as melhores formas de precaução e diagnóstico de doenças, além de destacar mitos e verdades relacionadas a estes males e orientar sobre a importância de consultar profissionais médicos, Associação Catarinense de Oftalmologia produziu uma cartilha informativa para ser distribuída em reuniões e palestras de orientação à comunidade, além de servir como apoio ao setor público - Vigilância Sanitária, Ministério Público, Assembleia Legislativa, Câmaras de Vereadores municipais e demais autoridades de saúde - na disseminação destas informações. 

Entre as informações de saúde pública destacadas na cartilha estão sintomas e formas de tratamento de problemas como os chamados erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e doenças como ceratocone, presbiopia, retinopatia diabética, glaucoma, tracoma, catarata, degeneração macular relacionada à idade (DMRI), entre outras. 

A iniciativa é parte do Programa Saúde dos Olhos, que a Associação iniciou em 2018 para conscientizar sobre a importância do Médico Oftalmologista no tratamento a doenças e problemas de visão. O projeto conta com apoio de profissionais e equipes de apoio técnico nas principais regiões de Santa Catarina para levar informações e prestar esclarecimentos de interesse da população e do setor público. 

Além de identificar os problemas mais comuns de visão, há diversas doenças que podem ser diagnosticadas por meio de exames oftalmológicos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados caso fossem tratados adequadamente. 

"A consulta com o Oftalmologista não serve somente para avaliar o grau do óculos que a pessoa precisa usar. Há uma série de doenças que podem causar problemas na visão se não forem diagnosticadas logo no início", explica o dr. João Artur Etz Jr., presidente da Associação Catarinense de Oftalmologia. O programa Saúde dos Olhos prevê também parceria com profissionais médicos e prefeituras de Santa Catarina para realização de consultas populares e atendimento a crianças, adolescentes e adultos. 

Uma preocupação da entidade é o crescimento dos casos de consultas e receitas  realizadas por profissionais não médicos em todo o estado. "O Oftalmologista é o único profissional que pode fazer consultas e exames, receitas colírios, medicação e realizar cirurgia no olho", comenta o presidente. 

Algumas orientações destacadas pela entidade na cartilha Saúde dos Olhos:

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Hélio Costa Presta Apoio Às Entidades Filantrópicas

13.09.2019

Hélio Costa Presta Apoio Às Entidades Filantrópicas

UniSociesc Florianópolis seleciona pacientes para tratamento odontológico

12.09.2019

UniSociesc Florianópolis seleciona pacientes para tratamento odontológico

Workshop marca abertura da campanha pela Segurança do Paciente no HU-UFSC

11.09.2019

Workshop marca abertura da campanha pela Segurança do Paciente no HU-UFSC

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.