16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Associação Catarinense de Imprensa presta homenagem aos jornalistas

spot_img

Associação Catarinense de Imprensa presta homenagem aos jornalistas

spot_imgspot_img

JUSTA HOMENAGEM

“Há, por trás destas letras que o leitor decifra agora, bem mais do que elas aparentam representar. Fisicamente, como suporte da mensagem, estão o papel do jornal ou a tela do computador, onde elas se fazem ver. Mas no nascedouro, nos momentos que antecedem a leitura desta mensagem e a percepção de todos os outros textos, sons, imagens e demais ingredientes de um veículo de comunicação, há trabalho incessante e comprometido com um dos direitos fundamentais do cidadão: o acesso à informação de qualidade.

Percebida esta verdade, faz-se obrigatória a identificação dos profissionais envolvidos nesta missão. São eles que, movidos pelo compromisso com a divulgação dos fatos fundamentais à compreensão do que ocorre na sociedade, diariamente ajudam a pavimentar a estrada da cidadania. Aos jornalistas, portanto, deve-se o reconhecimento a seu trabalho. Por isso, hoje – 7 de abril – data em que se comemora o Dia do Jornalista, a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) registra publicamente o que persegue todos os dias, desde sua fundação, em 1932: a valorização do jornalista catarinense.

Para isso, a ACI tem desenvolvido uma série de ações, tais como as parcerias com instituições de ensino, a fim de proporcionar aperfeiçoamento profissional através de cursos e seminários. Sabemos que, quanto mais elevada for a qualidade da formação dos jornalistas, mais completa será sua atuação, e melhor o seu trabalho, o que impacta na vida de todas as pessoas. Além disso, e como forma de incentivo, destacamos aqueles que contribuem para a consolidação da imprensa catarinense, que em 2011 completa 180 anos. Para tanto, concedemos premiações aos profissionais de nosso Estado que, por sua atuação, tenham conquistado este direito.

Para melhor atender aos profissionais de comunicação em todo o território catarinense, a ACI criou Diretorias Regionais. A partir desta ação, também os eventos esportivos e culturais, que têm como objetivo principal proporcionar a integração dos colegas jornalistas, chegaram a várias cidades. E nessas oportunidades, lançamos obras literárias de profissionais e acadêmicos, incentivando a pesquisa relativa a aspectos da imprensa de Santa Catarina.

Por fim, vamos agora em direção à realização de um grande sonho: a criação do Museu da Comunicação. Porque sabemos que não basta construir e ajudar a consolidar a história da imprensa. É imprescindível registrar e preservar o que de bom se fez e se faz. Temos certeza de que, com o apoio das entidades que caminham ao nosso lado, e a união dos profissionais e empresários de comunicação, atingiremos mais este objetivo.”

Ademir Arnon
Presidente
Associação Catarinense de Imprensa

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img