fique por dentro de floripa

- Variedades - Atividades artísticas e culturais movimentam o Parque da Luz

03.02.2020

Atividades artísticas e culturais movimentam o Parque da Luz

03.02.2020
Atividades artísticas e culturais movimentam o Parque da Luz
Foto: Curta o Parque Divulgação

Lançamento do projeto será no dia 9 de fevereiro, a partir das 14h. Luiz Meira encerra a programação com show do seu novo disco Borogodó

Uma das únicas áreas verdes do Centro da Capital, o Parque da Luz recebe a primeira edição do evento Curta o Parque no domingo, dia 9 de fevereiro, a partir das 14h. Estão programados shows musicais, teatro, tour cultural pelo parque, trocas de livros, yoga para adultos e crianças, slackline, trilha de bike para crianças e ainda oficina de música, de graffitti e de bolha de sabão. Todas as atrações são gratuitas.

O projeto realizará uma série de atividades ao longo do ano e foi idealizado pela Associação Amigos do Parque da Luz (AAPLUZ) e pelo Studio de Ideias – Produtora Cultural. Estão previstas atividades como exibição de filmes, exposições de artes visuais, feiras culturais e atividades ambientais ao longo do ano. O propósito é estimular o público a ocupar esse espaço histórico localizado na cabeceira insular da recém-reaberta Ponte Hercílio Luz como um lugar de convivência. E também promover a valorização e preservação da área – revitalizada há 30 anos graças ao esforço da associação, de moradores e interessados em transformar o local em parque público.

— Muitas pessoas sequer conhecem o Parque e tem quem pense que é um local inseguro. Essas atividades têm o objetivo de mostrar que o Parque da Luz é um bom lugar para estar com toda a família — diz Carlos Cezar Stadler, presidente da AAPLUZ.

A seleção de atrações para a agenda da primeira edição do Curta o Parque foi pensada para contemplar todas as idades.

— Promover ações de arte e cultura no Parque da Luz é fundamental para valorizar esse espaço público e preservar a sua história — afirmam os produtores Marina Tavares e Arturo Valle Junior.

Luiz Meira e duo Felipe Coelho & Marina Saito se apresentam ao ar livre

O evento começa às 14h com atividades para todas as idades. Entre as atrações, destaque para o espetáculo Os 3Rs e a Grande Missão, do grupo AtrapaTrupe. A montagem educativa fala sobre a história dos três heróis Reduzir, Reutilizar e Reciclar em busca de respostas para tanto lixo misturado. Outro destaque é o show do duo Felipe & Marina, projeto do violonista premiado Felipe Coelho e da cantora Marina Saito que apresenta o melhor do jazz tradicional e da bossa nova.

Para quem quer conhecer a história do parque e da cidade, o Curta o Parque em parceria com o jornalista Rodrigo Stüpp, do Guia Manezinho, preparam um roteiro cultural e histórico pelo Parque da Luz, pelo antigo cais do porto e pela Ponte Hercílio Luz.

Luiz Meira encerra a programação com show de seu novo disco, Borogodó. Lançado no final do ano passado, o álbum combina samba, jazz, MPB e música instrumental em composições de Meira e de parceiros como Jean Mafra, Jean Mafra, Marcus Lima, Jerry Espíndola, Rodrigo Teixeira, Victor Assis Brasil e Celinho da Copa Lord. O músico de Santa Catarina tem mais de 35 anos de carreira e é reconhecido instrumentista no Brasil. Já trabalhou ao lado de nomes como Sá e Guarabyra, Beto Guedes, Elza Soares, Sandra de Sá, Luiz Melodia e Leny Andrade. Há 21 anos toca com a cantora Gal Costa.

Parque da Luz: 30 anos de resistência

O Parque da Luz existe graças à mobilização comunitária. Se hoje o espaço de 37 mil metros quadrados é uma das únicas áreas verdes da região central de Florianópolis, uma floresta urbana com centenas de espécies de plantas, isso se deve a um grupo de amigos e moradores que resistiu e resiste até hoje para salvaguardar o espaço. O movimento começou em 1986, após o tombamento da Ponte Hercílio Luz.

— Era uma área abandonada, com entulhos e capim altíssimo. Realizamos um programa de roçagem e as árvores que hoje existem foram plantadas pelos voluntários. Muitos plantios eram feitos aos fins de semana com mudas doadas — conta a engenheira florestal Maria Rosa Cé, ex-presidente da AAPLUZ e atual colaboradora do Parque.

A Associação foi criada em 1997, com o objetivo de proteger a área – transformada em Parque da Luz em 2009 pela Lei Municipal nº 8.017. Colina da Vista Alegre ou Morro do Barro Vermelho foram os primeiros nomes do local. Em 1840 o terreno foi destinado às Irmandades e Ordens religiosas. Também já foi cemitério e até depósito de lixo.

Floresta Urbana fundamental para equilíbrio ambiental

O Parque da Luz é considerado uma floresta urbana. A importância dessa área está diretamente ligada ao bem-estar da população e, principalmente, aos benefícios para o meio ambiente.

— Florestas urbanas contribuem para a fixação de nitrogênio, para a purificação do ar. Servem também como barreira contra o vento e poluição do ar — explica a engenheira florestal Maria Rosa Cé.
O Curta o Parque é viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. Tem Apoio cultural do Cambirela Hotel, Castelmar Hotel e Hospital de Olhos de Florianópolis, além das parcerias do Sesc-SC, Guia Manezinho e Slackline Floripa, Ciclo Trilhas e Cooperativa do Livro Floripa. Produção do Studio de Ideias e Realização da Associação Amigos do Parque da Luz (AAPLUZ). Patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Programação
- Espetáculo Os 3Rs e a Grande Missão, do grupo Atrapatrupe
- Jazz e bossa com o Duo Felipe Coelho & Marina Saito
- Show Borogodó, de Luiz Meira
- Tour cultural pelo Parque da Luz, antigo cais do porto e Ponte Hercílio Luz, com o Guia Manezinho
- Troca de Livros
- Trilha Kids de bicicleta
- Oficina de graffitti
- Oficina de Bolha de Sabão
- Oficina musical
- Aula de Slackline
- Yoga para adultos
- Yoga para crianças

Agende-se
1º Curta o Parque
Quando: domingo, 9/2, das 14h às 19h
Onde: Parque da Luz (alto da Rua Felipe Schmidt, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito
Informações: https://www.facebook.com/events/189945418861139/

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Equipe do Veleiro ECO participe do evento Curta o Parque neste domingo

28.02.2020

Equipe do Veleiro ECO participe do evento Curta o Parque neste domingo

“Habita em mim” e “Só Quero Você” são as novas canções da dupla Lou e May

28.02.2020

“Habita em mim” e “Só Quero Você” são as novas canções da dupla Lou e May

Cultura popular e palhaçaria no Domingo com Teatro do Iguatemi Florianópolis

28.02.2020

Cultura popular e palhaçaria no Domingo com Teatro do Iguatemi Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.