19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Atletas de sete países marcaram presença na primeira edição do Festival Bela Palhoça

spot_img

Atletas de sete países marcaram presença na primeira edição do Festival Bela Palhoça

spot_imgspot_img

Evento esportivo abriu oficialmente o calendário de verão do Estado, com direito a provas de maratona aquática internacional e corrida na orla da praia

Quase mil atletas de sete países se reuniram na Ponta do Papagaio, em Palhoça, no último final de semana para provas de natação em águas abertas e corrida na areia da praia. A programação fez parte da primeira edição do 'Festival Bela Palhoça’, que abriu oficialmente o calendário de verão do Estado e contou com a participação do prefeito Camilo Martins e do presidente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura, José Virgilio da Silva Jr., que receberam o Troféu Amor Pela Natação em reconhecimento ao incentivo ao esporte.

Nadadores de alto desempenho da Argentina, Paraguai, Uruguai, Portugal, Espanha, Suíça e de vários Estados brasileiros marcaram presença no sábado (07/12) com a Travessia 5K, que começou da Praia de Cima, na Pinheira, e fechou a prova na Ponta do Papagaio. Quem levou a melhor no masculino foi Diego Vidal, da equipe ACM de Porto Alegre, que cumpriu o trajeto em 1h cravado. Já na categoria feminina, Amanda Martins, da Okimoto & Cintra, conquistou o primeiro lugar com o tempo de 1h21min.

Encerrando o primeiro dia de competições, a Corrida do Pôr do Sol – Ponta do Papagaio, com trechos de 4 km e 8 km disputados na orla da praia, contou com um show a parte do céu que caprichou nos tons de laranja. E, na areia, quem mostrou que o preparo está em dia foram os atletas Bruno Bopre, que levou o primeiro lugar no maior trecho, e Sidnei Castanha, campeão do 4Km.

Já no último dia de atividades foi a vez da terceira etapa do Circuito Ocean, com os tradicionais percursos de 200m, 750m e 1.500m. E os grandes campões foram: Lucas Davessac (masculino), com o tempo de 19’38’’, e Fabiana Moretti (feminino), com 25’55’’, nos 1500m; Bruno Bopre (masculino), com 11’23’’, e Daisy Bastos (feminino), com 15’59’’, nos 750m; e Gabriel Soares Rodrigues, nos 200m. A próxima etapa da disputa será no dia 16 de fevereiro, na Praia de Cabeçudas, em Itajaí, e traz uma novidade:  a inclusão da prova de 3.000m, para quem quiser pegar mais pesado.   

Com a proposta de integrar o esporte com a sociabilização em comunidade, o Festival também promoveu um mutirão de limpeza da praia, prática de yoga na praia e um treinamento físico funcional abertos ao público. De acordo com Philippe dos Anjos, diretor da PDA Esportes, promotora do evento, as três competições foram um sucesso de adesão e já entraram no calendário esportivo do Estado.

 

“Entendemos o evento esportivo como uma demonstração de estilo de vida. Por isso, além de promover provas de natação e corrida, criamos um ambiente com serviço completo para a interação entre as famílias, participantes e a natureza. Possibilitar a aproximação e expansão de uma comunidade de atletas é o nosso maior objetivo, fortalecendo amizades e oferecendo momentos de descontração e muita superação”, explica. 

O Festival foi oferecido pela Faculdade Fatenp e conta com o apoio do Projeto Palhoça Esportiva, da Prefeitura da cidade, sendo que o Circuito Ocean | Natação em Águas Abertas é patrocinado pela Amor Pela Natação, AR Sport Wear, Cardinal Contabilidade, faculdade Fatenp e Pantai Sports. Quem quiser acompanhar o resultado final e toda a cobertura fotográfica do evento, o material está disponível no site www.pdaesportes.com.br.

Ação Social

Durante o Festival as equipes de natação também participaram de uma ação do bem, com a doação de alimentos não perecíveis. E quem conseguiu arrecadar mais foi o grupo Treino Travessias, do Campeche, em Florianópolis, que levou o Troféu Solidariedade. No total foram arrecadados 103Kg, que foram entregues ontem (10/12) para a Associação João Paulo II, que atende a Comunidade da Praia, bairro Ponte do Imaruim, oferecendo educação popular nos projetos de atendimento a educação infantil e contraturno escolar em linha de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

 
 
 
 
 
 
 
 
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img