19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Ator catarinense Renato Turnes apresenta três espetáculos em um mesmo dia

spot_img

Ator catarinense Renato Turnes apresenta três espetáculos em um mesmo dia

spot_imgspot_img

Pela primeira vez em sua carreira, o ator catarinense Renato Turnes apresenta três espetáculos em um mesmo dia. A Trilogia Lugosi será realizada dia 27, no Teatro da UFSC

A participação do ator catarinense Renato Turnes durante a primeira edição da Maratona Cultural de Florianópolis, no próximo dia 27, será um grande desafio e marco para sua carreira. Turnes, com direção de Jefferson Bittencourt, vai apresentar as montagens “O coração delator”, “Outsider” e “O fantástico homem que copiava a si mesmo” a partir das 14h deste domingo – dia que marca o encerramento da Maratona – no Teatro da UFSC.

O ator vai permanecer aproximadamente 2h30 em cena, levando ao pé da letra a proposta do evento. “O grande desafio é mesmo físico, pois são três espetáculos solo, fortes, de grande exigência para o ator, simbolizando o nome do evento – Maratona”, diz Renato.

Mas além do desafio para o ator, a Trilogia Lugosi – nome que ele atribuiu aos três espetáculos – permitirá ao expectador acompanhar a evolução e o desenvolvimento criativo, narrativo e técnico. “A ideia de unir os espetáculos surgiu do interesse por diferentes linguagens, e da vontade de oferecer ao público uma experiência diferente, emocionante, poética e instigante”, justifica.

Sinopse

A trilogia começa com o espetáculo “O coração delator”, às 14h, narrando os detalhes de um crime hediondo cometido sem motivos. A peça, baseada na obra de Edgar Allan Poe, apresenta memórias da infância atormentada, da amada morta e dos fatos sombrios que o encaminham para a morte iminente. A peça estreou em Florianópolis em 2003, participando de importantes eventos teatrais no Brasil, nos quais recebeu prêmios, análises acadêmicas e belas críticas. Na sequência, Renato Turnes entra em cena com “Outsider”, às 16h, onde interpreta uma criatura que vive desde criança aprisionada em um castelo imerso em sombras, sem jamais ter visto a luz ou outros seres humanos. Outsider apresenta o texto de H. P. Lovecraft praticamente na íntegra, oferecendo ao público toda a beleza estranha da narrativa delirante do mestre americano em forma poética e emocional.

Para finalizar a maratona teatral de Renato Turnes, às 19h será apresentado o texto “O fantástico homem que imitava a si mesmo”, desenvolvido a partir do trabalho inédito de Fernando Bonassi, no qual um ator revela sua condição perturbadora; dividido em dois, ele convive com seu duplo, habitando a mesma carne. Enquanto descreve sua bizarra coexistência, o ator traz à vida outros monstros.

Sobre a Maratona Cultural:
A Maratona Cultural é um evento multicultural que levará para os quatro cantos de Florianópolis apresentações gratuitas de teatro, música, dança, artes plásticas, circo, dentre outras manifestações. O evento reunirá entre os dias 25 e 27 de novembro mais de 672 artistas locais e nacionais em 23 pontos da cidade. Conta com a curadoria artística da jornalista Ligia Gastaldi; Patrocínio do Funcultural, através da Secretária do Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina. Realização Florianópolis & Região Convention & Visitors Bureau e produção artística da Harmônica Arte e Entretenimento.

Acompanhe a programação da Maratona Cultural em nossas mídias:
Site: www.maratonacultural.com
Facebook: www.facebook.com/MaratonaCultural
Twitter: @MaratonaCult

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img