18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Audiência Pública vai debater a implementação de uma fazenda de maricultura no Matadeiro

spot_img

Audiência Pública vai debater a implementação de uma fazenda de maricultura no Matadeiro

spot_imgspot_img

A Câmara Municipal de Florianópolis, no âmbito das Comissões de Meio Ambiente e da Pesca, Maricultura e Assuntos do Mar, realiza nesta quinta-feira, 19, às 19h30, na Associação dos Amigos da Praia do Matadeiro, Audiência Pública para debater os possíveis impactos ambientes na praia caso seja permitido pelo Poder Público a implementação de uma fazenda de maricultura no local, em atendimento ao requerimento do vereador Pedro de Assis Silvestre (PP). As informações são da assessoria de imprensa da Câmara Municipal. 

Na justificativa para a realização da audiência, o vereador destaca que é necessário promover a transparência e esclarecer os moradores dos bairros Armação e Praia do Matadeiro sobre as mudanças que possivelmente serão geradas caso seja implementada a maricultura na região.

“Questões como as mudanças ambientais que ocorrerão, possibilidade de assoreamento, mudança no regime das correntes, aparecimento de espécies marinhas e desaparecimento de outras são algumas das questões essenciais que precisam ser debatidas antes de qualquer ação efetiva”, enfatiza o vereador Pedrão.

De acordo com a Epagri, elaboradora do projeto, todo o processo para a instalação de fazenda de maricultura da Praia do Matadeiro foi realizado de forma legal, incluindo estudos desde 2003 de impactos regionais, sociais e econômicos. A licença para operar no local foi concedida por meio de licitação e os maricultores que conseguiram a permissão têm 20 anos para atuar, renováveis por mais 20.

No entanto, essas e outras questões relativas ao processo de demarcação na área e dos impactos causados pela instalação da prática de maricultura na região ainda gera dúvida e divide as opiniões dos moradores. A Associação de Amigos e Amigos da Praia do Matadeiro manifestou preocupação com o projeto, principalmente por comprometer a paisagem e por uma possível poluição.

Endereço: A audiência que ocorre nesta quinta-feira, 19 de maio, a partir das 19h30, na Associação dos Amigos da Praia do Matadeiro, localizada na Rua Praia do Matadeiro, s/n, bairro Pântano do Sul, busca minimizar as dúvidas e polêmicas e chegar a uma solução que seja a melhor para todos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img