Baila Floripa terá três exposições fotográficas

VariedadesBaila Floripa terá três exposições fotográficas

Joaquina ganha passarela de madeira sobre as dunas, com rampa a partir do estacionamento

Estrutura de 185 metros foi concluída em 13 de outubro, custou cerca de R$ 695 mil e fica pronta mais de dois meses antes do verão.

Avenida da Saudade, no Itacorubi: pedestres e ciclistas passam a usar desvio pelo aterro a partir desta sexta

Nova fase da obra começa na tarde de 16 de outubro e deve durar cerca de 15 dias; a ideia é terminar o trecho antes da temporada de verão.

Ciclo do Divino 2026 fecha neste domingo no Rio Vermelho, com 15 comunidades

Encerramento na Igreja de São João Batista reúne as comunidades festeiras da Capital; a procissão sai às 15h e o rito de fechamento está previsto para as 16h30.

Carnaval 2027 em Florianópolis: Luísa Sonza, Kevin O Chris e Dazaranha estão entre as atrações

Prefeitura e Hit Makers anunciam com quatro meses de antecedência a programação do Carnaval de Rua, de 6 a 9 de fevereiro, em nove arenas pela cidade.

Compartilhe

 Os artistas visuais Cleber Valerio e Jordane Marques apresentarão três exposições fotográficas no centro de convenções do Majestic Palace Hotel durante a 14ª Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa, de 18 a 21 de abril. “Danço Minha Cidade”, “Movimento Normal” e “Quanto Pesas Sobre Teus Peses?” poderão ser conferidas das 13h às 18h, com entrada gratuita e aberta ao público.

O casal promoverá também uma ação solidária intitulada “Pose para a Foto”, na qual pessoas maiores de 18 anos que doarem dois quilos de alimento não perecível concorrerão a uma sessão de fotos e dela levar duas imagens digitais. A arrecadação será repassada à Casa dos Girassóis, localizada na escadaria da Rua Monsenhor Topp, no Centro. A entidade mantida por voluntários desenvolve projetos educativos, psicológicos, pedagógicos e de serviço social com crianças e adolescentes.

“Danço Minha Cidade” foi produzida no ano passado com participantes do Baila Floripa em pontos turísticos, recantos bucólicos e paisagens deslumbrantes da Ilha de Santa Catarina. Cada dupla de dançarinos foi fotografada em uma locação diferente, entre a madrugada e o amanhecer, gerando resultados impactantes pela maneira peculiar de mostrar a cidade. Dezenove imagens coloridas de 60cm x 90cm compõem este conjunto, sendo quatro as selecionadas para uma exibição no Carrousel du Louvre, em Paris, no mês de outubro. O projeto da viagem será lançado na plataforma Catarse de financiamento coletivo para viabilizar recursos para transporte e estadia da equipe, que inclui bailarinos.

“Movimento Normal” tem como foco a superação de alunos da Apae de Florianópolis ao exercitar a arte por meio da dança. Após três meses de observação, estudo e interação, Cleber Valerio e Jordane criaram um trabalho emocional que enaltece a capacidade de expressão artística de seis bailarinos deficientes cognitivos e evidencia o efeito construtivo da dança na vida das pessoas. São 10 fotos em preto e branco, de 60cm x 90cm, que revolucionam a percepção do espectador na medida em que algumas delas não dão a certeza de se tratar de pessoas especiais.

 “Quanto Pesas Sobre Teus Peses?”, executada de fevereiro a abril deste ano, é inédita. Com proposta filosófica, compreende um documentário em exposição digital para o público ler e reconhecer a história desenhada nos pés dos dançarinos. Participaram desta etapa de estudos fotográficos os bailarinos Lidiani Emmerich, Gabriel Ferreira, Andréia Zaida, James Batista, Aline Mombelli, Victor Kessler, Tatiana Leme, além da jornalista e dançarina Laine Valgas, da própria Jordane e das crianças Lara Mombelli Koerich e Pedro Batista. Apresentada em telão, revela por intermédio de imagens dos pés e de vozes as histórias, os medos, os desejos e os conselhos de cada um.

Cleber Valerio e Jordane Marques

Ele é fotógrafo, desde 1999 no mercado. Ela, advogada e artista plástica há mais de 15 anos. Conheceram-se na dança de salão e passaram a ser mais que um casal: tornaram-se uma dupla criativa apaixonada pela arte e pela plasticidade do movimento.

Montaram um estúdio fotográfico para estudar e pesquisar em laboratório as linhas do corpo, a filosofia das formas, visando exclusivamente a arte, a beleza estética, a excentricidade do movimento humano e o limite do corpo.

Enquanto Jordane concebe os temas, procura os artistas e aproxima as características deles com o trabalho que deseja criar, Cleber Valerio serve-se da luz e de equipamentos de última geração para realizar os ensaios de fineart.