23.6 C
fpolis
quarta-feira, junho 19, 2024
Cinesystem

Baile de Debutantes vai realizar sonho de adolescentes

spot_img

Baile de Debutantes vai realizar sonho de adolescentes

spot_imgspot_img

Quarenta jovens de comunidades carentes terão festa de 15 anos num dos clubes mais tradicionais da sociedade.

Um grupo de 40 adolescentes de diferentes comunidades de Florianópolis inicia esta semana a preparação para realizar um sonho. As jovens vão participar nesta segunda-feira (29/06), às 19h, do primeiro ensaio para o Baile de Debutantes Laelia Purpurata, no Clube Doze de Agosto, que é um dos espaços mais tradicionais da capital catarinense. O encontro tem como objetivo acertar os últimos detalhes para a grande festa, que acontece no próximo sábado, dia 4 de julho, no mesmo local.

O baile, que está na terceira edição, é organizado por uma equipe de voluntários e segue o modelo tradicional, importado da Europa pelas famílias de classe alta no Brasil. As jovens vão ter uma cerimônia com direito a trajes de gala, maquiagem, coquetel para convidados, salão decorado, valsa, padrinhos, álbum de fotos, filmagem dos ensaios e da festa. Além disso, as debutantes serão conduzidas ao salão por 40 cadetes da Escola de Aprendizes Marinheiros. Tudo como manda o figurino. A diferença é que elas não vão desembolsar nada para isso.

Se tivessem que realizar uma festa nesses moldes, as famílias das moças gastariam cerca de R$ 25 mil – recursos fora das possibilidades financeiras dos pais, que em geral trabalham como porteiros, vigilantes, guardadores de carro, diaristas, entre outras profissões que garantem uma renda familiar média de até três salários mínimos. Graças ao trabalho de voluntários, e com apoio de colaboradores e padrinhos, o baile não terá custo para as participantes.

Segundo o idealizador do evento, Tiago Silva, a festa tem como inspiração o Baile Vozes da Primavera, realizado há mais de uma década pela cantora Alcione com adolescentes do Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro. O nome do evento homenageia a orquídea – símbolo de Santa Catarina – e originária da Mata Atlântica. Encontrada em muitos morros de Florianópolis, a flor é uma das mais belas e perfumadas do Brasil.

A maioria das participantes do Baile Laelia Purpurata reside em comunidades do entorno do Maciço do Morro da Cruz – entre elas o Mocotó, Mont Serrat e a Mariquinha –, além de outros bairros da Capital, onde o desemprego, a gravidez precoce, a desagregação familiar, o consumo e o tráfico de drogas são cenas do cotidiano. O objetivo do evento é dar a essas adolescentes, com idades entre 14 e 16 anos, uma oportunidade para sonhar e acreditar que os sonhos podem se realizar. A iniciativa busca reforçar a auto-estima e a perseverança das jovens, servindo de estímulo para que elas lutem por um objetivo, mesmo que ele pareça distante da realidade em que vivem.

O quê: 1º Ensaio do Baile de Debutantes Laelia Purpurata

Quando: segunda-feira (29/06) – 19h

Onde: Clube Doze de Agosto – Avenida Hercílio Luz (Centro)

spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img