16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Barcelona e Florianópolis fazem intercâmbio na área de transportes

spot_img

Barcelona e Florianópolis fazem intercâmbio na área de transportes

spot_imgspot_img

O presidente da Câmara de Vereadores, Gean Loureiro, recebeu hoje (01/06) o diretor da empresa mista (estatal e privada) Transportes Metropolitanos de Barcelona, Daniel Vives Saez, que veio a Florianópolis por iniciativa da Fundação Universitária Iberoamericana (Funiber) para contatos com autoridades municipais da área de transportes. A visita do engenheiro decorre de recente viagem de Gean à Barcelona e que resultou também, no último final de semana, na vinda a Florianópolis do arquiteto e urbanista espanhol Josep Acebillo, responsável principal pelo planejamento da metrópole catalã para receber os Jogos Olimpicos de 1992.

Saez trouxe a Florianópolis, para subsidiar autoridades municipais, vários estudos e projetos feitos pela TMB, para melhorar a velocidade comercial dos ônibus de Barcelona, que é de 11 quilômetros/hora, dificultada, principalmente, pelo fato de a cidade ter um semáforo a cada 200 metros. Técnicos da TMB também estão fazendo projetos e estudos em cidades da Argélia, Porto (Portugal) Bogotá (Colombia) e Cidade da Guatemala, dentre outras.

Com Florianópolis a TMB, através da Funibre, que manter uma colaboração mais estreita de agora em diante. Uma das propostas é que a fundação universitária, que no Brasil tem sede em Florianópolis, permita que técnicos catarinenses façam mestrado na sua sede mundial, em Barcelona, na área de transportes públicos. Saez estará no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, onde participa de uma reunião cuja pauta é o uso do gás natural na frota de ônibus de transporte coletivo. Em Barcelona, dos 950 ônibus urbanos, cerca de 300 usam gás natural há mais de 10 anos, permitindo uma economia de 25% em relação a outros combustíveis.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img