17.2 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Belchior Canta Cruz e Sousa: financiamento coletivo começa na terça, 1º de junho

spot_img

Belchior Canta Cruz e Sousa: financiamento coletivo começa na terça, 1º de junho

spot_imgspot_img

 

Em sua última turnê, o compositor Belchior musicou e apresentou nos shows poemas do célebre poeta Cruz e Sousa

 

A partir de 1º de junho, começa a campanha de financiamento coletivo que irá transformar em CD o encontro de dois gênios brasileiros: o compositor cearense Belchior e o poeta catarinense Cruz e Sousa. Em sua última turnê, Belchior musicou sonetos de Cruz e Sousa, e agora o material – até então inédito – vai ganhar o mundo. O financiamento será feito através do site da Benfeitoria.

As pessoas escolhem o quanto podem ou querem doar e, em troca, recebem brindes. O primeiro deles, claro, é o CD Belchior Canta Cruz e Sousa. De acordo com o valor da doação, é possível receber também a obra Cancioneiro Belchior, do escritor José Gomes Neto, e o livro Cruz e Sousa: Travessias, de Celestino Sachet e do próprio Gomes. Uma grande surpresa, preparada para os fãs do compositor, é o botton com acabamento em ouro envelhecido e imagem de Belchior.

 

Última turnê

"Uma Turnê Catarina" foi a última das turnês de Belchior, o que torna o material ainda mais precioso. Ele se apresentou com o projeto em 10 cidades de Santa Catarina, entre 11 e 27 de novembro de 2005. O CD Belchior canta Cruz e Sousa será, portanto, o último registro musical do cantor e compositor.

Oito poemas de Cruz e Sousa foram musicados e interpretados pelo artista cearense. Na época, ele gravou as letras, com acompanhamento de um teclado, para servir de base aos músicos que dividiam o palco com ele. Para comemorar o aniversário de 75 anos de Belchior, em outubro chegará à casa do colaborador o CD nascido em 2021, mas com base em gravações de 16 anos atrás.

Belchior gravou oito poemas de Cruz e Sousa:  Abrigo Celeste, Vida Obscura, Supremo Verbo, Feliz, Ilusões Mortas, Sonho Branco, Incensos e Serpente de Cabelos. Para que o CD seja produzido com mais qualidade e riqueza musical, a voz de Belchior deve ser de início separada do teclado original. Na sequência, o maestro e compositor João Mourão irá criar os arranjos e adicionar às trilhas sonoras a musicalidade de diversos instrumentos, executados por músicos convidados.

 

Amigo de Belchior

O projeto é de responsabilidade do escritor e produtor cultural José Gomes Neto, professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e amigo pessoal de Belchior, de quem guarda cartas, textos e o CD original, além de objetos pessoais.

Recentemente, Gomes lançou o livro Cancioneiro Belchior, obra construída pelos dois amigos durante anos, que traz a versão final de todas as letras escritas e interpretadas por Belchior. No projeto estarão disponíveis os últimos exemplares da obra. A propósito, conta o professor Gomes: "Não foi a primeira vez que Belchior musicou poemas, ele já tinha feito o mesmo com algumas poesias de Carlos Drummond de Andrade, em 2004".

 

Como será viabilizado o projeto?

O projeto será viabilizado através da Benfeitoria, plataforma pioneira em crownfunding (financiamento coletivo) no Brasil. Essa ferramenta tem como função arrecadar recursos para tirar projetos do papel. O interessado escolhe quanto quiser ou puder contribuir e recebe recompensas por isso. A partir do próximo dia 1º de junho entrará no ar o link do projeto: www.benfeitoria.com/belchiorcantacruzesousa.

A partir daí será possível fazer sua doação ao projeto, garantindo as recompensas escolhidas, como o CD "Belchior Canta Cruz e Sousa". Não esqueça: as recompensas são limitadas e o período de doação irá somente até fins de junho. Além disso, nem o CD nem o botton serão encontrados no mercado.

 

O CD

O CD virá em embalagem customizada, tipo digipack, com 3 painéis e um box. Acompanhará um Livreto/Encarte com 16 páginas coloridas com a apresentação do projeto, os perfis do músico cearense e do poeta catarinense e as letras dos oito sonetos gravados. 

 

Informações

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas nos endereços BelchiorcantaCruzeSousa no Instagram e Facebook.

 

Após 1º de junho, visite www.benfeitoria.com/belchiorcantacruzesousa

 

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img