18.1 C
fpolis
sexta-feira, junho 21, 2024
Cinesystem

Belezas da Serra de SC integram fotolivro que será lançado em Florianópolis

spot_img

Belezas da Serra de SC integram fotolivro que será lançado em Florianópolis

spot_imgspot_img

Evento, com abertura da exposição do Projeto Serranias, de Beto Castro, será na terça-feira, dia 11 de junho, na Helena Fretta Galeria de Arte

Registros da pesquisa poética do fotógrafo Beto Castro na região do Planalto Serrano de Santa Catarina integram o fotolivro “Serranias”, que será lançado na terça-feira, 11 de junho, na Helena Fretta Galeria de Arte, em Florianópolis. O evento, com entrada gratuita, será a partir das 18h30.

A publicação de 184 páginas apresenta belezas naturais da região, que impressiona pelas suas peculiaridades, como campos nativos ondulados recobertos pela grama verde, onde ocorrem remanescentes de florestas de araucária e rios caudalosos de águas límpidas. A fotografia de Beto Castro traz recortes e nuances que proporcionam uma viagem imaginária no tempo, registra e valoriza o modo de vida das pessoas, a paisagem natural e a arquitetura de fazendas centenárias da Serra Catarinense.

Lucila Horn, que fez a curadoria do fotolivro, destaca que o trabalho de Beto Castro propõe um retorno a lugares de memória a partir da poética fotográfica, e ao mesmo tempo compõe um acervo histórico e artístico importante para Santa Catarina. “Ao materializar este projeto num livro, o fotógrafo se alinha com os movimentos atuais de publicações (feiras, encontros, festivais) muito importantes na formação e difusão dos trabalhos fotográficos contemporâneos”, ressalta Lucila.

O livro “Serranias” é resultado de projeto cultural realizado pela produtora Fazer Gestão Cultural, de Lages, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura – PRONAC/Lei Rouanet, com patrocínio cultural das empresas GTS do Brasil e Disauto Autopeças, e apoio do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte.

Com o projeto, será possível fazer a distribuição gratuita do fotolivro “Serranias” para escolas públicas, bibliotecas, centros culturais e entidades turísticas da região. Além disso, o mesmo está disponível em formato digital no website do fotógrafo (betocastro.com.br), e apresenta, como medida de acessibilidade, audiodescrição das imagens. No dia do lançamento, o livro estará à venda.

Exposição

Na mesma data do lançamento será aberta uma exposição com fotografias que apresentam parte da pesquisa autoral do fotógrafo. Ao todo 23 fotografias, impressas em fine art integram a mostra.

A Helena Fretta Galeria de Arte fica na Rua Presidente Coutinho, 532, no Centro de Florianópolis. A mostra poderá ser visitada até 27 de junho de 2024.

Sobre Beto Castro

Fotógrafo, músico e arte-educador, Beto Castro milita no mundo das artes desde a década de 80 com projetos musicais, englobando artes cênicas e artes plásticas, tanto como protagonista como produtor. Trabalhou no centro de artes Elusa Bianchini, em Lages/SC, onde ministrava aulas de iniciação musical para crianças, e posteriormente trabalhou como arteeducador no Sesi e Sesc de Lages/SC. No início dos anos 90 deu aulas de música para adultos no SESC Lages/SC. Em 1995 iniciou os estudos, pesquisas e trabalhos autorais com fotografia. Nos anos 2000, em contato com o grande fotógrafo Ariberto Bertoncelli, começou a estudar semiótica e técnicas de composição, além de trabalhar com ampliações em preto e branco visando a linguagem fine art. De lá para hoje, atua na fotografia artística, tendo trabalhos publicados em diversas especializadas do Brasil e exterior, assim como marcou presença com suas fotografias publicadas no Festival Internacional de Cinema da Serra Catarinense, Festival de Fotografia de Balneário Camboriú, dentre outros. Também teve fotografias premiadas em diversos concursos que incentivam o turismo e a fotografia artística.  Atualmente desenvolve projetos autorais e ministra palestras e workshops incentivando a fotografia fine art como meio de expressão cultural e artística.

Serviço: Exposição e lançamento do livro “Serranias” de Beto Castro

Data: 11 de junho de 2024 – terça-feira

Horário: 18h30

Local: Helena Fretta Galeria de Arte (Rua Presidente Coutinho, 532 – Centro, Florianópolis/SC)

Visitação: até 27 de junho de 2024

Entrada gratuita e classificação livre

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img