18.6 C
fpolis
sábado, setembro 18, 2021
cinesytem

Jornalista Ben-Hur Demeneck lança o livro ”PG de A a Z e outras crônicas” nesta sexta-feira no Espaço Cultural BRDE

spot_img

Jornalista Ben-Hur Demeneck lança o livro ”PG de A a Z e outras crônicas” nesta sexta-feira no Espaço Cultural BRDE

O jornalista Ben-Hur Demeneck lança nesta sexta-feira, 13, no Espaço Cultural BRDE, no Centro de Florianópolis, o livro “PG de A a Z e outras crônicas”. O autor estará autografando a obra e batendo um papo com o público a partir das 19h.

‘’PG de A a Z’’ é um lançamento da Todapalavra Editora, com direção de Hein “Jacu Rabudo” Bowles, ilustrado com fotos de Alceu Bortolanza e concepção gráfica de Elisson "Bilo" Cruz. Tem o prefácio assinado pela cronista catarinense Regina Carvalho e a orelha pelo publicitário Elias Lascoski.

Além da crônica-título, o livro apresenta 26 crônicas, tal como são 26 as letras do alfabeto. Para A, há a crônica “A árvore que dobrou a esquina”; em T, o “Túnel do matadouro”; em C, “Churros no plural”; e em S, “Sex and the PG City”.

Obra na linha "literatura e cidade", o livro de crônicas reinventa a cidade real de Ponta Grossa (PR) a partir do olhar jornalístico e da escrita literária enquanto joga com todas as letras do alfabeto. É uma obra para leitores de jornal e de livro na qual se apontam tendências do gênero. Uma das crônicas de maior sucesso é a letra "O", a "Orçamento da cultura", que é uma crônica-formulário.

O livro conta histórias pouco conhecidas e muito interessantes, como a da vez em que o escritor Paulo Coelho ficou “hospedado” no 13º BIB, durante os anos de chumbo. Ou o caso do cemitério das 10 mil cruzes sem identificação, a Praça dos Aposentados – na qual nunca se viu um homenageado dando milho aos pombos -, e a oficina de afinação de gaitas à beira da BR-376.

Na obra são revelados flagrantes do cotidiano, modos de falar e hábitos, em rajadas de referências pop e folk, como “pinhão”, “Blanka”, “Keith Richards”, “Jabulani”, “tigrada” e “pierogue”. Nostalgia, infância e até filosofia se combinam com bom humor.

O autor

Ben-Hur Demeneck é jornalista formado pela UEPG e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. No campo acadêmico, sua dissertação de mestrado pela UFSC recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho, em 2010, da SBPJor. Escreve crônicas regularmente para imprensa paranaense desde 2005.
 

spot_img
spot_img

Leia mais