22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Berbigão do Boca abre oficialmente o Carnaval de Florianópolis nesta sexta-feira

spot_img

Berbigão do Boca abre oficialmente o Carnaval de Florianópolis nesta sexta-feira

spot_imgspot_img

Nesta sexta-feira, 25/02, a partir das 12 horas.

18ª FESTA DO BERBIGÃO DO BOCA, na área abrangida pelo vão central do Mercado Público Municipal e Largo da Alfândega, com as seguintes atividades:

12h00 – Apresentação à imprensa, autoridades, Rei Momo e sua corte, além dos patrocinadores, o planejamento global da Festa, incluindo a programação, novas alegorias, “Amigos do Berbigão do Boca” e os aguardadíssimos novos Bonecos, maricotões enormes que reverenciam personalidades que se destacaram no Carnaval ilhéu.

13h00 – Início do festival gastronômico Prato de Berbigão, no espaço gourmet, sob coordenação do SENAC e Maurício Amorim, no qual 20 cozinheiros (o manezinho chama de cozinheiro, não de chef) estarão disputando o título de melhor berbigãozeiro do Brasil, a ser conferido por um júri especializado, devidamente contestado por um júri popular.

13h00 – Início dos shows artísticos e musicais, no palco especialmente montado dentro do vão central do Mercado.

17h00 – Entrega do troféu “Amigo do Berbigão do Boca” no palco do vão central do Mercado, a pessoas ou entidades que colaboraram decisivamente para o sucesso da Festa.

19h00 – Início do Arrastão do Berbigão, desfile pelas ruas centrais do centro histórico da cidade de Florianópolis, comandado pelo Rei Momo e séqüito, além da Corte do Berbigão do Boca, acompanhados de todas as alegorias e do conjunto de Bonecos gigantes e embalados por uma banda de cerca de 200 componentes.

21h00 – Encerrado o desfile, é iniciada a eleição da nova Rainha do Carnaval de Florianópolis, evento sob responsabilidade da Secretaria de Turismo do município.

Um breve histórico

Florianópolis já foi considerada a cidade que promovia o segundo melhor Carnaval do país, superado apenas pelo do Rio de Janeiro.

A ilha transformava-se numa grande festa, com suas ruas invadidas pela população e turistas de todo o Brasil e do exterior, havendo uma perfeita integração entre o Carnaval de Passarela, onde desfilavam as Escolas de Samba e as Grandes Sociedades, e o Carnaval de Rua, com os Blocos de Sujos e carnavalescos anônimos ocupando todo o centro histórico da cidade.

A transferência do desfile oficial para o Aterro da Baía Sul, onde foi construído o Sambódromo, se processou sem que os organizadores soubessem promover uma transição ou mesmo um elo de ligação entre o Carnaval oficial e o Carnaval espontâneo, resultando com isto um refluxo de foliões, tanto do Sambódromo quanto das ruas centrais.

Preocupado com a apatia que tomava conta do Carnaval de Florianópolis, um grupo de foliões reuniu-se na quarta-feira de cinzas de 1992 e decidiu agir.

Nasceu o BERBIGÃO DO BOCA, uma festa que a Prefeitura Municipal, através do Decreto 2.150, proclamou como a abertura oficial do Carnaval de Florianópolis e que acontece sempre na sexta-feira que antecede de uma semana o início do Reinado de Momo, sendo realizada em 2011 pela décima oitava vez.

A denominação BERBIGÃO DO BOCA é uma combinação do nome da mais popular iguaria degustada pelo manezinho da ilha, o berbigão, com o apelido de um dos maiores foliões de Florianópolis, o Boca.

O BERBIGÃO DO BOCA não é um Bloco de Sujos, mas sim uma grande festa de confraternização e estímulo ao Carnaval florianopolitano, aberta a população, reunindo todos que amam o Carnaval como manifestação espontânea de alegria e beleza, e objetivando manter indelével a nossa tradição mais verdadeira.

Mais informações:

http://www.berbigaodoboca.com.br


Berbigão do Boca 2010 emplaca mais uma vez no Jornal Nacional

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img