18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Biblioteca Pública comemora 155 anos

spot_img

Biblioteca Pública comemora 155 anos

spot_imgspot_img

Com apresentações teatrais e musicais, contação de histórias, exibição de filmes e abertura de uma exposição retrospectiva com fotos, máquinas e objetos antigos, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove entre os dias 25 e 30 de maio uma programação comemorativa aos 155 anos da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Haverá ainda, às 9 horas do dia 26 de maio, o lançamento do selo do “Programa Biblioteca Pública da Santa Catarina – um modelo de gestão”.

“Sabemos da importância da Biblioteca Pública para a população catarinense, promovendo o acesso amplo e democrático aos mais variados estilos literários e também abrigando importante parcela da memória bibliográfica do Estado. Por isso, investir na sua reestruturação é fundamental”, afirma a presidente da FCC, Anita Pires.
Fruto de parceria entre a FCC e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o “Programa Biblioteca Pública da Santa Catarina – um modelo de gestão” já está em funcionamento, tendo sido oficialmente lançado em abril. Prevê, entre outras iniciativas que serão desenvolvidas ao longo dos próximos meses, a conservação e restauração do acervo, capacitação de pessoal, disponibilização do acervo na internet, e formação de contadores de histórias.

A idéia de montar um programa para a Biblioteca Pública de Santa Catarina surgiu em 2008, quando a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, atendendo solicitação de parceria da Fundação Catarinense de Cultura, formou uma comissão para avaliar o quadro atual da biblioteca e recomendou melhorias na sua estrutura organizacional e técnica. Depois de estudos, a comissão elaborou um diagnóstico da instituição com dados estatísticos e informações sobre serviços, pessoal, infraestrutura e necessidades específicas.

Com base nesse diagnóstico, o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação da Udesc, com apoio da Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade, desenvolveu o programa “Biblioteca Pública de Santa Catarina: Um Modelo de Gestão”, com caráter interinstitucional e multidisciplinar, podendo incorporar projetos específicos dos centros de ensino e da Biblioteca Universitária da Udesc.

Saiba mais: A Biblioteca Pública de Santa Catarina foi criada em 31 de maio de 1854, quando o então presidente da província João José Coutinho sancionou a Lei nº 373, que determinava sua criação. Considerada uma das mais antigas do Brasil, está instalada no prédio atual desde 1979, e tem como missão manter, conservar e desenvolver a memória cultural do Estado e promover a divulgação da cultura em geral, incentivando o hábito da leitura.

Atualmente a Biblioteca conta com um acervo de mais de 115.000 volumes de todas as áreas do conhecimento e formas de produção literária, além de coleção de periódicos, audiovisuais, microfilmes e outros materiais informativos, abrigando a memória bibliográfica e documentária de Santa Catarina. Localizada no Centro de Florianópolis, é freqüentada por aproximadamente 30 mil usuários ao mês.

(Deluana Buss, FCC, 22/05/2009)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img