21 C
fpolis
segunda-feira, dezembro 6, 2021
cinesytem

Bilbioteca Municipal Prof. Barreiros Filho completa 54 anos

spot_imgspot_img

Bilbioteca Municipal Prof. Barreiros Filho completa 54 anos

spot_img

A BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL PROF BARREIROS FILHO tem a honra de convidar para o Recital “Poesia Arte e Música” que fará realizar nos dias nove e dez de setembro às 19h30, em comemoração aos 54 anos de sua

O evento contará com exposição de obras de artes, apresentações artísticas e musicais. Sua presença é muito importante.

Local Auditório da Biblioteca P.M.Prof Barreiros Filho

Endereço Rua João Evangelista da Costa 1160 – Bairro Canto

Fundada em 10 de setembro de 1956, pela Lei Municipal nº 238, no mandato do Prefeito Osmar Cunha, a Biblioteca começou a funcionar, efetivamente, em novembro do mesmo ano, no estreito, num prédio da Rua Pedro Demoro, nº 1343.

Pela Lei Municipal nº 390, de 8 de junho de 1959, sancionada pelo Prefeito Dib Cherem, a Biblioteca Municipal passou a denominar-se “Biblioteca Pública Municipal Prof. Barreiros Filho”.

No final de 1960 até 1974 funcionou na Rua Santos Saraiva, transferindo-se, posteriormente, para a Rua Aracy Vaz Callado. Em 1976 mudou-se, desta vez, para as dependências do Colégio Aderbal Ramos da Silva. Em 1985, passou a funcionar à Rua Bernardino Vaz nº 29, cuja construção original destinava-se à moradia, possuindo 73m². Em 29 de Dezembro de 1988 ganha sua sede própria com 1.092 m², à rua João Evangelista da Costa, 1160 – Bairro de Fátima, vinculando-se à Secretaria Municipal do Continente.

Até 1997 adquiriu um acervo de 28.000 volumes. Durante o ano de 1998, através de campanha de doação popular, teve a biblioteca, ampliado seu acervo para aproximadamente 50.000 volumes, compostos de material didático para exame vestibular, literatura catarinense, brasileira e estrangeira, livros didáticos de primeiro, segundo e terceiro graus, jornais diários, revistas, enciclopédias e demais obras de referência.

A biblioteca possui, um espaço dedicado ao folclore que leva o nome do jornalista Doralécio Soares e um espaço infantil com gibiteca e livros clássicos de literatura, além de um auditório que leva o nome do Prof. Abelardo Sousa.
Com sede na biblioteca, funciona a Associação de Amigos da Biblioteca Pública Municipal Prof. Barreiros Filho que tem sido Parceria Fundamental na sua promoção artístico-cultural. Ainda, a Biblioteca sedia, desde sua fundação (1998), o Grupo de Poetas Livres.

spot_img
spot_img

Leia mais