17.2 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Bióloga lança na Capital livro sobre as formas de comunicação dos animais

spot_img

Bióloga lança na Capital livro sobre as formas de comunicação dos animais

spot_imgspot_img

No próximo dia 11 de agosto a bióloga Cristina Santos lança na Livrarias Catarinense em Florianópolis o livro O que dizem os animais, que através da linguagem da literatura infantil, apresenta as diversas formas de expressão dos animais.

Sem fugir da receita lúdica que encanta todos os leitores, o livro transmite de maneira leve e divertida informações científicas que explicam as diversas maneiras utilizadas pelos animais para enviar mensagens uns aos outros. Neste trabalho, a autora busca motivar o pequeno leitor na observação do comportamento dos animais e mostrar que danças, cores, formas, sons e odores são fundamentais quando se deseja comunicar algo. “A beleza e a fidelidade das ilustrações, quanto à cor e a forma, ajudam nessa compreensão. Assim, macacos, pássaros, formigas, borboletas, golfinhos, vaga-lumes e outros animais da fauna brasileira se apresentam em cada página em situações comuns do mundo natural”, afirma a autora.

Em alguns momentos, o texto também oferece ao educador e aos pais uma oportunidade para a discussão de valores como a cooperação, altruísmo e a amizade. “Além do texto principal, no final do livro há sugestões de sites, curiosidades que complementam a leitura, o nome científico e a distribuição geográfica da espécie. O livro vem acompanhado de um folheto com atividades, instrumento útil para o educador tratar o tema de maneira mais ampla”, completa Cristina.

“Meu objetivo, em todos os meus livros, é transmitir o conhecimento científico, em especial o comportamento animal, através de uma linguagem de fácil entendimento. Nós, brasileiros, conhecemos pouco sobre nossa fauna, e isso é uma pena, pois vivemos no país da mega diversidade de espécies, tanto de fauna como flora. Além disso, tento sensibilizar as pessoas, crianças e adultos, através do encantamento, desta maneira elas passam a entender e a observar com mais atenção os animais em seu mundo natural”.

Sobre a autora

Cristina Santos é natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, mas reside em Florianópolis há 14 anos. Bióloga de formação e escritora de profissão, doutora em comportamento animal pela Universidade de São Paulo, durante 12 realizou pesquisas com primatas da Mata Atlântica. Atualmente, dedica-se a transmitir o conhecimento científico numa linguagem lúdica e de fácil entendimento.

A autora, quando criança, não era uma leitora assídua. “ Gostava de estar ao ar livre. Quando adulta acabei mergulhando na leitura científica, o que me ajuda muito quando necessito fazer levantamentos bibliográficos ou relembrar algo que li ou estudei para desenvolver um tema que desejo escrever”, declara.

Cristina já publicou outras obras voltadas ao público infantil. Em 2007 o livro Cada macaco com seu filhote, que foi selecionado pelo MEC para o PNLD 2010. E também a obra A Mata Atlântica na Ilha de Santa Catarina, como coautora, publicado final do ano passado, tendo como foco o público juvenil e adulto.

A autora já finalizou mais um livro infantil sobre as formigas, relacionando seu comportamento com os biomas brasileiros, que deverá ser publicado no início do ano que vem.

“O estudo do comportamento animal é parte de meu interesse desde que era estudante do curso de Biologia”, finaliza.

Sobre o evento

O que dizem os animais (Ed. Cortez; 40 págs.; R4 22,00) será lançado no próximo dia 11 de agosto às 19h30 na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img