Tradicional bloco confirma presença marcante nos dois dias de desfile e anuncia que preparativos para o próximo ano já começaram
O Bloco da Gambarzeira encerrou sua participação no Carnaval 2026 da mesma forma que começou: arrastando uma multidão pelas ruas de Santo Antônio de Lisboa. Na segunda-feira, 16, o bloco voltou a energizar o público e consolidou uma edição marcante, com apresentações elogiadas nos dois dias de desfile — sexta, 13, e segunda, 16.
Com mais de 100 integrantes por dia de desfile, e também com a presença da corte de Santo Antônio, o cortejo levou o público a cantar clássicos do carnaval e celebrou o samba-enredo que homenageou o centenário da Ponte Hercílio Luz, sob o tema “O Centenário da Velha Senhora: Uma homenagem à Ponte Hercílio Luz na rota do sol poente.”
A edição 2026 também ficou marcada pela parceria com o artista plástico Luciano Martins, um dos mais reconhecidos do Brasil, que assinou a camiseta oficial e a nova releitura do gambá — símbolo do bloco. Os bonecos gigantes Feijão, Amílcar e Verinha, figuras queridas da comunidade, mais uma vez marcaram presença no cortejo.
Olho em 2027
O trabalho não para. Segundo Lucas Lisboa, presidente do bloco, os preparativos para o carnaval 2027 já estão em andamento.
“O Carnaval de 2027 já está sendo pensado. Ao longo do ano, o público vai poder acompanhar uma série de eventos do bloco, como bateria show e outras ações. O tema do samba-enredo também já está sendo trabalhado. Não tem descanso – mal terminou e a gente já está de olho no próximo”, afirma Lucas.
O Bloco da Gambarzeira resgata uma das tradições mais antigas de Santo Antônio de Lisboa. E agora, de volta às ruas, o bloco reafirma seu lugar como um dos protagonistas do Carnaval da Ilha.






