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Informativo Mensal do Convention & Visitors Bureau de Florianópolis

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Informativo Mensal do Convention & Visitors Bureau de Florianópolis

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Informativo Mensal l Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau l Julho de 2010


O Brasil te chama

Final de Copa na África do Sul, agora as atenções são todas para o Brasil. A Embratur já apresenta ao mundo a nova campanha turística internacional O Brasil te chama. Celebre a vida aqui, lançada na Casa Brasil, em Johanesburgo, e que traz o país como a sede da Copa do Mundo em 2014. “Logo após o jogo final, já iniciamos a campanha com novo comercial promocional em todas as TV’s e veículos oficiais de transmissão de jogos da Copa no Brasil. Também passaremos nossa mensagem na primeira página do YouTube”, revelou Jeanine Pires, presidente da Embratur ao portal Mercado & Eventos. O vídeo pode ser conferido no endereço http://www.youtube.com/watch?v=PxkLCzxAHZo. O investimento chega a US$ 30 milhões até o final de 2010 e o objetivo é atingir 100 países e 400 milhões de pessoas em todo o mundo. Com a campanha – idealizada pelo Ministério do Turismo e Embratur, a expectativa é aumentar o fluxo de turistas estrangeiros no país em até 300%. As ações de comunicação e projeção da marca Brasil no cenário internacional turístico envolvem publicidade em TVs, jornais, revistas e catálogos internacionais de operadores turísticos, mídia na internet e mídias sociais, painéis em aeroportos e outdoors em quinzes países, publicações e material promocional sobre as doze cidades-sede da Copa do Mundo Fifa de 2014. Além de aplicativos para telefone celular e promoção em eventos turísticos em cerca de 30 países. (Fonte: Portal Mercado & Eventos)

Turismo na Melhor Idade

Não é à toa que os que passam dos 65 anos vivem a sua melhor idade. Aposentados, com estabilidade financeira, cientes da importância da atividade física e do lazer para viver ainda melhor, se mostram dispostos e cheios de energia. E se transformaram em clientes em potencial para o turismo, alvo das operadoras especialmente porque não se importam com a sazonalidade. Viajam em qualquer época e preferem até evitar a agitação de férias escolares, carnaval e verão, para desfrutar de uma programação num ritmo mais desacelerado. Afinal, já passaram dessa fase, e agora querem tudo ao tempo deles. Bastante procurada por conta de suas águas termais, o Hotel Plaza Caldas da Imperatriz Resort & Spa, em Santo Amaro da Imperatriz, recebe uma média de três grupos por mês. Com projeções animadoras de crescimento para este ano, em 15%, o complexo aposta nos seus diferenciais e programações segmentadas para atender os visitantes. “O turismo da melhor idade é muito significativo, somos bastante procurados por esta faixa de turista. Para eles preparamos programações especiais, além de nossos pontos fortes como as águas termais”, revela Carlos Higgie, gerente do hotel. Outro dado que destaca o potencial deste perfil de turista está sendo apresentado pelo programa “Viaja Mais Melhor Idade”, de autoria do Ministério do Turismo em parceria com a Braztoa. Já foram vendidos até o final do ano passado 389 mil pacotes. Os principais destinos continuam a ser Caldas Novas (GO) e Serra Gaúcha. “O Brasil tem hoje 19 milhões de idosos. Em 2025 este número irá subir para 32 milhões de pessoas. Segundo o último censo (2008), os idosos são o grupo comercial com maior renda per capita entre todas as faixas de idade. É ou não é um grande filão vender este tipo de pacote”, questiona Enzo Arns, gerente do programa, em entrevistado ao portal Mercados e Eventos. O programa foi criado para estimular e facilitar que brasileiros acima de 60 anos viagem pelo país.

A era “pontocom”

Indiscutível! Estar na rede internacional de computadores é de vital importância para os negócios. Mário Costa Junior, diretor de Comunicação do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, e sócio do Guia Floripa – um dos primeiros portais de turismo do Brasil, criado em 1996, garante que, realmente, a Internet gera lucros impressionantes. Mas alerta: “é preciso entender o funcionamento e não extrapolar na dose. A questão das redes sociais precisa ser analisada com cautela, a moda está aí, mas não é garantia de resultados. Na área do turismo online, o mercado é bastante pulverizado e com um potencial incrível”. Só o seu GuiaFloripa conta com mais de 400 meios de hospedagens parceiros, além de vários outros serviços voltados ao turista – passeios, agenda cultural, bares, restaurantes e informações gerais. Na baixa temporada registra picos de até 20 mil visitas diárias e no verão chega a 2 milhões de acessos por dia. “As pessoas se habituaram a buscar esses meios de serviço. Já tivemos temporadas em que fomos responsáveis por 80% do faturamento de empresas parceiras”, revela o empresário. Mas para gerar esses bons resultados é fundamental que a empresa parceira do site de turismo esteja preparada para oferecer atendimento dinâmico e de qualidade. “É mais interessante apostar num site institucional atualizado e atendimento de excelência, do que simplesmente não dar conta de abastecer tantos veículos”, finaliza o empresário que recomenda: “evite pecar pelo excesso, o efeito pode ser contrário.”

Florianópolis é da Diversidade

Florianópolis vai sediar em 2012 a Convenção Anual Global da IGLTA (International Gay & Lesbian Travel Association), a Associação Internacional do Turismo GLS, que soma mais de 2 mil integrantes de 70 países. E já começa a se preparar para o evento que deverá trazer para a cidade cerca de 500 participantes de todas as partes de mundo. “Esse é um mercado excelente. São pessoas que viajam muito e fora da alta temporada, e ainda gastam mais”, considera Marta Della Chiesa, da empresa de receptivo Brazil Eco Journeys. Ela é embaixadora no Brasil do IGLTA, e 30% da sua clientela está dentro deste perfil de turista. “Acredito que a Convenção aqui vai ser sucesso. Estamos trabalhando para isso, em parceria com operadoras estrangeiras na organização de pacotes. O evento vai beneficiar não apenas a rede hoteleira de Florianópolis, mas todo o trade”, explica a empresária que acaba de chegar da Bélgica, onde aconteceu a Convenção deste ano. E revela que é grande a expectativa para a edição brasileira, na cidade que já começa a sobressair entre os melhores destinos do mundo. Ainda durante o evento na Bélgica, foi realizado um almoço patrocinado pela TAM, Santur e Embratur com o objetivo de divulgar a edição em Florianópolis 2012. O diretor do FC&VB, Talmir Duarte, representou a entidade e esteve empenhado na promoção e ampliação do número de inscritos.

Turismo aliado à tecnologia

O Brasil dá sinais de que está totalmente integrado às novas tecnologias de informação. A última novidade agrega excelência à receptividade de visitantes de fora e impressiona. Ao desembarcar nos principais aeroportos do país, o turista pode contar com a ajuda de um aplicativo capaz de fornecer informações diversas sobre patrimônio, arquitetura, atrações culturais, de lazer e até compras em solo brasileiro. Além de facilitar a vida dos que ousam se aventurar sozinhos pelas ruas dos destinos escolhidos. O guia também disponibiliza fotos e indicação de rotas e acessos por meio do Google Maps. A ferramenta foi desenvolvida pelo Ministério do Turismo por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), com o objetivo de melhorar os serviços prestados ao turista estrangeiro. A tecnologia poderá ser utilizada gratuitamente pela rede sem fio da Infraero nos aeroportos brasileiros. Ou poderá ser baixada via internet diretamente para o celular pelo endereço www.embratur.gov.br/mobile ou computador pelo site www.braziltour.com/mobile. Há versões em português, inglês e espanhol com serviço de conversação em português. Por enquanto, a tecnologia só está disponível nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Manaus, Fortaleza e Recife.

O potencial do turismo de eventos e negócios

O trabalho de projeção da Capital Catarinense como destino de turismo de eventos tem gerado excelentes resultados. A incansável atuação do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau – com o suporte de empresas do segmento de turismo alinhadas em qualidade de serviços e produtos -, faz a cidade despontar entre os destinos preferidos para a realização de importantes eventos. A meta de captação é atualizada constantemente e a ampliação do número de associados eleva o nível das empresas que compartilham do mesmo objetivo em busca de excelência, do desenvolvimento e fortalecimento do setor de turismo de eventos e negócios em Santa Catarina, em especial Florianópolis.

Iniciando o segundo semestre, a cidade contabiliza 41 eventos – quatro regionais, quatro estaduais, 19 nacionais e 14 internacionais – que vão atrair 41.500 participantes. Destes, quatro com 5 mil inscritos cada um. São eles, a 51° Convenção Nacional do Comércio Lojista, o 13º International Moto Road, o 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem e o IX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, todos contaram com a participação do FC&VB na captação. Até 2012 o Convention soma a atuação em mais 10 eventos nacionais e internacionais já confirmados até 2012, com potencial para atrair mais de 17 mil participantes. Até o final do ano o FC&VB deverá confirmar outros 10 eventos para os anos de 2011 e 2012, em Florianópolis, garantindo a movimentação turística na baixa temporada. E não pára por aí. O trabalho de prospecção conta com um notável banco de eventos pesquisados e com potencial para serem captados para os próximos anos.


Mais informações:

www.florianopoliscvb.com.br

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