16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Bombeiros utilizam WhatsApp para facilitar operações de resgate

spot_img

Bombeiros utilizam WhatsApp para facilitar operações de resgate

spot_imgspot_img

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está utilizando o aplicativo WhatsApp em operações de busca e resgate de pessoas. As primeiras experiências foram realizadas pelas guarnições do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) do 1º Batalhão de Bombeiros Militar em Florianópolis. A ferramenta auxiliou na localização de vítimas perdidas na mata. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

O WhatsApp é um aplicativo para celulares que permite a troca de mensagens de texto, imagens, vídeos e mensagens de áudio e também a divulgação da posição do telefone celular através do sistema de posicionamento global (GPS). Com o aplicativo, uma vítima perdida tem condições de enviar às equipes de busca sua posição exata com apenas três toques na tela do telefone. Com a informação disponível, as equipes de busca conseguem definir a melhor forma de resgate, minimizando riscos e gastos envolvidos em operações deste tipo.

Apesar de ser um aplicativo bastante conhecido, poucos usuários sabem que existe esta funcionalidade. “A maioria dos usuários de telefones celulares mais modernos utilizam o WhatsApp para se comunicar com colegas de trabalho, amigos e familiares, mas poucos se dão conta da existência da funcionalidade que proporciona o compartilhamento da localização do telefone com outros usuários do aplicativo.Ela por ser muito importante principalmente para quem gosta de fazer trilha”, explica Alice.

Confira a troca de mensagens de uma das ocorrências atendidas com sucesso na última temporada com o auxílio do WhatsApp. Na ocasião, as vítimas pediram apoio do CBMSC quando não conseguiram retornar para o centro urbano a partir de uma trilha no costão da praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img