fique por dentro de floripa

- Tecnologia - Brecycled promete inovar o mercado de economia circular

13.10.2020

Brecycled promete inovar o mercado de economia circular

13.10.2020
Brecycled promete inovar o mercado de economia circular
Foto: Divulgação

Plataforma no formato marketplace oferece rastreamento da matéria-prima com registro em blockchain

Brecycled é uma startup criada em Florianópolis para trabalhar de maneira sustentável, prática, inclusiva, segura e transparente. É baseada na economia circular com atuação na negociação da matéria-prima até o apoio financeiro aos agentes de coleta. 

“A ideia surgiu porque o modelo econômico linear em que utilizamos os produtos até serem descartados como resíduos atingiu o seu limite. Revalorizar esses recursos regenerativos em matéria-prima é uma exigência mundial e precisamos estar inseridos nesse modelo”, afirma Bruna Leal, idealizadora da Brecycled.  

A Brecycled trabalha com marketplace, onde o comprador e o vendedor, ou doador, são cadastrados. Assim, todos possuem total acesso à tecnologia blockchain, que é o grande diferencial da plataforma para o mercado de economia circular. 

A plataforma garante o certificado e o selo de economia circular por meio de um QR Code com informações completas da cadeia de valor. Dessa forma, comunica sobre as práticas sustentáveis dos usuários. Tudo rastreado pela inovadora tecnologia blockchain. 

O que é o blockchain e como funciona dentro da Brecycled 

Inicialmente utilizada para registrar transações com criptomoedas (como bitcoins), a tecnologia blockchain tem evoluído cada vez mais e hoje ela já pode ser utilizada para registro e validação de documentos, garantindo a legalidade e segurança das empresas, instituições e órgãos governamentais. 

A tecnologia blockchain funciona como uma espécie de livro contábil digital, onde a validação das transações só é registrada a partir do momento em que ambas as partes entram em acordo. Uma das grandes vantagens é que essa tecnologia dispensa a intermediação de terceiros nos processos, oferece total segurança e bloqueia a interferência de crimes virtuais.  

Pensando nisso, Bruna, criou um meio de promover a livre negociação entre os agentes que buscam revalorizar os resíduos como matéria-prima, impulsionar a economia circular mediante apoio financeiro aos agentes de coleta e comunicar suas práticas sustentáveis de forma segura e transparente. 

Todas as transações realizadas na Brecycled são registradas e validadas na blockchain. “Isso proporciona aos usuários uma economia de tempo, redução de custos, confiabilidade e transparência nas operações. Precisamos melhorar o modo como consumimos e revalorizamos nossa matéria-prima. Essa é a nossa proposta na Brecycled”, conclui Bruna.  

Formada em engenharia ambiental e sanitária pela Unisul/SC; engenharia de saúde e segurança pela Poli/USP e com MBA em sustentabilidade pela FGV/SP, Bruna Leal foi responsável pela área de saneamento básico do departamento de infraestrutura da Federação do Estado de São Paulo – FIESP por sete anos.  

 

Mais informações 

brecycled 

Site: https://brecycled.com 

Fundadora: Bruna Leal contato@brecycled.com

                    Cel: 48 9 9156 5443

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

MIDITEC divulga 13 startups selecionadas em processo seletivo

26.10.2020

MIDITEC divulga 13 startups selecionadas em processo seletivo

Catarinenses levam lições de empreendedorismo e são maioria no maior evento de startups da América Latina

26.10.2020

Catarinenses levam lições de empreendedorismo e são maioria no maior evento de startups da América Latina

Fretamento por aplicativo é novidade catarinense que contribui para a mobilidade

21.10.2020

Fretamento por aplicativo é novidade catarinense que contribui para a mobilidade

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.