21.9 C
fpolis
sábado, março 2, 2024

Bruno Fontes e Larissa Juk representarão a vela catarinense nos Jogos Pan-Americanos de Santiago a partir de sábado (28)

spot_img

Bruno Fontes e Larissa Juk representarão a vela catarinense nos Jogos Pan-Americanos de Santiago a partir de sábado (28)

spot_imgspot_img

Bruno Fontes (foto), medalhista de prata em Lima-2019, competirá na classe ILCA 7. Larissa Juk fará parte da equipe de Lightning juntamente com Thomas Summer e Ana Barbachan – Foto: Matias Capizzano / Photosport

Algarrobo (Chile) – 26 de outubro de 2023 – Os velejadores Bruno Fontes (ILCA 7) e Larissa Juk (Lightning), do ICSC – Veleiros da Ilha, estão preparados para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. As competições de vela terão início no próximo sábado (28), com as primeiras regatas na raia de Algarrobo, localizada a aproximadamente 92 km da capital chilena.

Medalhista de prata na edição de Lima-2019, no Peru, Bruno Fontes é um dos atletas mais experientes da delegação brasileira. Determinado a conquistar uma vaga para as Olimpíadas de Paris-2024, o atleta catarinense reconhece a importância da competição pan-americana como um passo crucial em sua jornada rumo à França.

“Chegamos a Algarrobo e tivemos quase uma semana de treinamento na raia da competição. Foi um bom período para fazer ajustes no barco e familiarizar-se com o local. Estou muito feliz e confiante, pois sei que tenho todas as condições de conquistar uma medalha de ouro. O nível da competição é altíssimo, com dez candidatos reais ao título, mas não sinto nenhuma pressão. Espero que minha experiência faça a diferença e que eu tenha uma semana de sucesso. Estamos em busca da medalha e da classificação para as Olimpíadas”, comenta Bruno Fontes.

Larissa Juk também está confiante para sua estreia nos Jogos Pan-Americanos. Após um período de preparação ao lado de seus companheiros de equipe, a proeira catarinense falou sobre suas chances no Chile. “As competições da nossa classe começam no dia 29 (domingo). Já tivemos a oportunidade de treinar com algumas equipes de outros países, e nossa expectativa é lutar por uma medalha. Tivemos resultados promissores em campeonatos no Brasil, vencendo o Brasileiro e a Seletiva, o que nos deixa bastante confiantes. Esses dias antes da competição estão sendo fundamentais para conhecer a raia e os adversários.”

Programação:

As competições de vela terão início neste sábado (28). Bruno Fontes fará sua estreia no primeiro dia, enquanto Larissa competirá no domingo. Tanto para a classe ILCA 7 quanto para a classe Lightning, a programação inclui dez regatas e a Medal Race. Em ambas as classes, os velejadores disputam as regatas da fase de classificação, e os cinco melhores colocados avançam para a disputa pela medalha.

Time Brasil

O Time Brasil conta com Claudio Biekarck, dez vezes medalhista do Pan, como Chefe de Equipe. O bicampeão olímpico Torben Grael será o Head Coach. Os treinadores no Chile serão Bruno Prada, duas vezes medalhista olímpico, Martha Rocha e Ricardo Paranhos. Ricardo Lobato atuará como consultor de regras, enquanto Tania Sampaio e Lara Bulhões serão a fisioterapeuta e a massoterapeuta, respectivamente. A médica responsável será Lara Lima.

O Brasil defenderá sua posição de liderança no ranking histórico da vela nos Jogos Pan-Americanos, com 17 atletas competindo em nove classes diferentes. Ao longo dos últimos 72 anos, o país conquistou 85 medalhas, sendo 39 de ouro, 27 de prata e 19 de bronze.

Nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, o Brasil demonstrou seu domínio ao liderar o quadro de medalhas da vela, conquistando cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Além disso, o Pan 2023 é uma oportunidade de garantir vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Equipe brasileira que competirá o Pan de Santiago:

49er: Marco Grael e Gabriel Simões

49erFX: Martine Grael e Kahena Kunze

Fórmula Kite: Bruno Lobo e Maria do Socorro Reis

ILCA 6: Gabriella Kidd

ILCA 7: Bruno Fontes

IQFoil: Mateus Isaac e Bruna Martinelli

Lightning: Thomas Sumner, Ana Barbachan e Larissa Juk

Nacra 17: Samuel Albrecht e Gabriela Sá

Snipe: Juliana Duque e Rafa Martins

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais