fique por dentro de floripa

- Esportes - Bruno Fontes encara Mundial de Laser no Japão antes das disputas do Pan-Americano

01.07.2019

Bruno Fontes encara Mundial de Laser no Japão antes das disputas do Pan-Americano

01.07.2019
Bruno Fontes encara Mundial de Laser no Japão antes das disputas do Pan-Americano
Foto: Green Multimídia/ICSC

Após vencer a Copa Brasil de Vela, realizada em Florianópolis, e conquistar a vaga para o Pan-Americano de Lima-2019, o velejador Bruno Fontes, do Iate Clube de Santa Catarina, embarcou para o Campeonato Mundial de Laser, que tem início nesta quinta-feira (4), em Sakaiminato, no Japão. Nas próximas semanas, Bruno tem pela frente os dois principais compromissos do ano, sendo que o Mundial vale a vaga olímpica e em Lima o velejador busca sua primeira medalha pan-americana da carreira. 

Sede da próxima Olimpíada, o Japão foi escolhido para sediar o Campeonato Mundial de Laser e a expectativa é para uma grande competição em Miho Bay. No total serão 160 velejadores de 58 países em busca do título. Além disso, a competição japonesa serve como qualificatória para definir o atleta brasileiro nos Jogos de Tóquio-2020. Segundo os critérios o velejador brasileiro mais bem colocado neste Mundial, contanto que esteja dentro do top 18 da competição, estará elegível para defender o país em Tóquio 2020. Ele só perderá essa vaga se outro atleta do Brasil for medalhista no Evento-Teste Enoshima 2019 ou subir no pódio do Mundial da Laser em 2020.

Além de Bruno Fontes, titular da equipe nacional em 2019 após a vitória na Copa Brasil de Vela, o país será representado por Robert Scheidt, Philipp Grochtmann e João Pedro de Oliveira. “Cheguei com quatro dias de antecedência, até para fazer a aclimatação e adaptação ao fuso horário, e estou bem empolgado para os próximos dias. Não é o ideal, mas com o apoio do Comitê Olímpico Chinês (do qual Bruno faz parte da equipe técnica), consegui chegar. Será um campeonato muito importante dentro do ciclo olímpico e com a disputa pela vaga para os Jogos em Tóquio no ano que vem. Todos chegam bem preparados”, avalia Bruno Fontes.

O Campeonato Mundial de Laser segue o tradicional padrão com seis dias de competições e doze regatas programadas entre 4 e 9 de julho. Os três primeiros dias serão reservados para a fase de classificação, onde serão conhecidos os atletas que avançam para a flotilha ouro, e os últimos três dedicados a fase final. A soma final contabiliza todas as regatas e exclui o pior resultado (descarte) para apontar o campeão mundial de 2019.

O Campeonato Mundial de Laser será a última competição de Bruno Fontes antes das disputas do Pan-Americano de Lima-2019. A vela terá sua sede em Paracas com as regatas acontecendo entre 3 e 10 de agosto. “Um período intenso está por vir. Vou em busca de duas coisas que ainda me faltam na carreira: as medalhas de mundial e pan-americano. Estou no meu último ciclo, com quase 40 anos, mas me sinto cada vez mais renovado e preparado para os desafios”, encerra Bruno Fontes.

Confira o Campeonato Mundial de Laser através do site - https://2019worlds.laserjapan.org/standard/

Bruno Fontes conta com o apoio do Comitê Olímpico Chinês, da Marinha do Brasil, da NOB e do Iate Clube de Santa Catarina. 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

FCB já soma mais de 700 jogos em 20 torneios em 2019

15.07.2019

FCB já soma mais de 700 jogos em 20 torneios em 2019

Débora Simas e a tentativa da quebra de recorde mundial de corrida em esteira por 7 dias

15.07.2019

Débora Simas e a tentativa da quebra de recorde mundial de corrida em esteira por 7 dias

Diretor da Copa Floripa Brasil fala sobre a prática de esportes na infância

15.07.2019

Diretor da Copa Floripa Brasil fala sobre a prática de esportes na infância

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.