27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Bruno Packter fala sobre filosofia clínica na Livrarias Catarinense

spot_img

Bruno Packter fala sobre filosofia clínica na Livrarias Catarinense

spot_imgspot_img

No próximo dia 12 o bacharel em filosofia clínica Bruno Packter ministra na Livrarias Catarinense em Florianópolis uma palestra para desmistificar a filosofia clínica. Com o tema Filosofia clínica: alguns conceitos e sua prática, Bruno explicará o que é essa ciência e qual a sua aplicabilidade no dia a dia.

“A Filosofia Clínica é o conhecimento da filosofia acadêmica, a teoria, direcionada à terapia, a prática, centrada no sujeito como um todo no meio em que está inserido. O filósofo clínico usa seus conhecimentos filosóficos, com método e fundamentação, na terapia da pessoa”, afirma Bruno.

Segundo o palestrante, o trabalho é todo desenvolvido com foco nas percepções e relatos do paciente. “A pessoa chega com uma queixa inicial que será contextualizada após o relato de sua história de vida, objetivando uma compreensão dos fatos vividos”, declara.

Num segundo momento, o clínico tendo conhecimento de como esta pessoa se estruturou ou se estrutura poderá observar choques existentes ou problematizados que estão causando mal-estar existencial. Tão logo seja diagnosticada a causa da queixa inicial, o profissional buscará junto à pessoa, procedimentos adequados para desconstruir, amenizar, redirecionar as questões tratadas, objetivando uma melhora subjetiva da pessoa.

“Podemos dizer que um dos objetivos da filosofia clínica é deixar o sujeito ou partilhante ser o que ele é ou entender que cada pessoa está estruturada de uma determinada forma e que por isso tende a funcionar de determinada maneira”, afirma Bruno. “A Filosofia Clínica se ocupa em exercitar existencialmente a pessoa levando, muitas vezes, em consideração as características, as propensões, as relações desta pessoa com o meio.A cura, bem-estar, prevenção às enfermidades são conceitos e expressões estranhos à clínica filosófica, uma vez que na Filosofia Clínica os conceitos de normalidade, patologia, cura não são utilizados. Cada pessoa possui um modo de estar no mundo”, completa.

Sobre o Palestrante

Bruno Packter é graduado em Filosofia pela UNISUL, em Florianópolis, e pós-graduado em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter, de Porto Alegre.

Professor do curso de graduação à distância em Filosofia pelo Instituto Packter, também ministra o curso de pós-graduação presencial em Filosofia Clínica nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Brusque e Tubarão.

Sobre o Evento

A palestra Filosofia clínica: alguns conceitos e sua prática será realizada no próximo dia 12 de agosto, às 19h30, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (48) 3271.6030.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img