17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Café, mostra de filmes e filosofia em evento na UFSC

spot_img

Café, mostra de filmes e filosofia em evento na UFSC

spot_imgspot_img

Pensar sobre o fazer cinema e fazer do cinema um espaço para a reflexão filosófica da vida. Com esse objetivo, a Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, de 3 a 5 de novembro, a segunda edição do Café Filosófico. A dinâmica do evento intercala mostras de filmes que propiciam reflexão filosófica, como Janela da Alma, Close up, A Arca russa e Gattaca, debates sobre questões éticas e estéticas da sétima arte e cafés no final da tarde.

Em torno do tema geral “Kinema e Theoria – ação, visão e reflexão”, cineastas, filósofos, teóricos e literatos de diferentes instituições universitárias vão se reunir para discutir temas caros ao cinema. Na montagem da programação, as filósofas Maria de Lourdes Borges e Maria Cecília Coelho, a teórica e professora de cinema Anelise Corseuil e o cineasta Zeca Pires optaram por preceder a arte à teoria, exibindo sempre filmes de teor filosófico de diferentes origens e linguagens antes dos debates. “Pensamos em uma forma de provocar a reflexão a partir da experiência artística”, explica a secretária de Cultura e Arte da UFSC Maria de Lourdes.

O Café abre às 18h30min de terça-feira (3) com a palestra de Alex Sandro Calheiros de Moura, professor de Filosofia da Universidade de Brasília, que falará sobre Cinema e Filosofia, com moderação da professora de Cinema da UFSC Anelise Corseuil. Na quarta-feira, as atividades começam com a exibição do filme de ficção científica Gattaca (Estados Unidos, 1997, 106 minutos), do cineasta Andrew Niccol, no Teatro da Igrejinha da UFSC. A partir do filme, o professor de Cinema da Unisul Fernando Vugman coordena a mesa-redonda sobre Ética, ao lado da professora de Filosofia da UFSC Darlei Dagnoll, com moderação da cineasta catarinense Lena Bastos.

Das 18h30 às 21h30, no mesmo local, inicia uma nova mesa redonda sobre Epistemologia a partir da exibição do filme Close-up (Irã, 1990, 90 minutos), do cineasta iraniano Abbas Kiarostami, cuja obra, metalingüística, se volta para o próprio cinema. Participam da mesa o professor de Cinema Felipe Soares e o professor de Filosofia Marcos Franciotti, ambos da UFSC, com moderação do cineasta Alan Langdon.

Na quinta-feira (5), das 15h às 18h, a discussão será provocada pela exibição de A arca russa (2002, 96 minutos), do cineasta russo Alexander Sokúrov, filmado em um único plano-sequência, sem cortes e sem pausa na câmera. A mesa sobre Estética reunirá o professor Jair Fonseca, do Laboratório de Estudos Transdiciplinares e Nazareno Eduardo de Almeida, professor de Filosofia da UFSC, com moderação da cineasta catarinense Maria Emília.

Janela da Alma, o premiado documentário, de João Jardim e Walter Carvalho, que perfaz uma discussão poética sobre a visão, encerra o Café e serve de matéria reflexiva para o debate da noite em torno do tema Teoria da Imagem, das 18h30min às 21h30min. Integram a mesa redonda a professora do Centro de Artes da Udesc Silvana Macedo e a professora de Filosofia da USP Maria Cecília Coelho, com moderação do cineasta Zeca Pires. É cinema que faz pensar, gratuito e aberto ao público.

Programação

03/11 – TERÇA-FEIRA
18h30 às 21h30 Teatro da UFSC/DAC
Abertura: Dra. Maria de Lourdes Alves Borges
(UFSC/FIL-SeCArte)
Palestra: Cinema e Filosofia, Dr. Alex Sandro Calheiros de Moura
(UnB/ FIL)
Moderação: Dra. Anelise Reich Corseuil (UFSC/LET./CIN.)

04/11 – QUARTA-FEIRA
15h00 às 18h00 Auditório da Igrejinha/DAC
Exibição do filme Gattaca ( Andrew Niccol, USA, 1997, 106’)
Mesa redonda sobre Ética: Dr. Fernando Vugman (UNISUL/CIN)
& Dr. Darlei Dall’Agnoll (UFSC/FIL)
Moderação: Cineasta Lena Bastos

18h30 às 21h30 Auditório da Igrejinha/DAC
Exibição do filme Close Up (Abbas Kiarostami, Irã, 1990, 90’)
Mesa redonda sobre Epistemologia: Dr. Felipe Soares
(UFSC/CIN.) & Dr. Marcos Franciotti (UFSC/FIL)
Moderação: Cineasta Alan Langdon

05/11 – QUINTA-FEIRA
15h00 às 18h00 Teatro da UFSC/DAC
Exibição do filme A Arca Russa (Alekander Sokúrov, Rússia, 2002, 96’)
Mesa redonda sobre Estética: Dr. Jair Fonseca (UFSC/LET) &
Dr. Nazareno Eduardo de Almeida (UFSC/FIL)
Moderação: Cineasta Maria Emília Azevedo

18h30 às 21h30 Teatro da UFSC/DAC
Exibição do filme Janela da Alma
(João Jardim, Walter Carvalho, Brasil, 2002, 73’)
Mesa redonda sobre Estética Teoria da Imagem: Dra. Silvana Macedo
(UDESC/CEART) & Dra. Maria Cecília M.N. Coelho (USP/FIL).
Moderação: Cineasta Zeca Pires

Atividade Gratuita e aberta à comunidade

Organização:
Anelise R. Corseuil – Maria Cecília de M.N. Coelho – Maria de Lourdes A.Borges – Zeca Pires.
Promoção: Secretaria de Cultura e Arte/UFSC e Departamento Artístico Cultural/UFSC.
Apoio: Centro de Comunicação e Expressão.

Raquel Wandelli/jornalista da SecArte/UFSC

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img