fique por dentro de floripa

- Política - Câmara aprova reparcelamento das dívidas dos Programas Habitacionais de Interesse Social

28.04.2021

Câmara aprova reparcelamento das dívidas dos Programas Habitacionais de Interesse Social

28.04.2021
Câmara aprova reparcelamento das dívidas dos Programas Habitacionais de Interesse Social
Foto: Hélio Edio Ramos

Em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (27) foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 18.214/2021, de autoria do Poder Executivo, que cria o Programa de Reparcelamento das Dívidas dos Programas Habitacionais de Interesse Social do Município de Florianópolis - REFHIS/2021. 

 

O objetivo é dar oportunidade às famílias inadimplentes de baixa renda de reorganizar suas finanças e diminuir os riscos de perderem suas residências, principalmente neste momento de pandemia que agravou a situação e tiveram suas rendas comprometidas. Dados preliminares apontam que 90% dos mil contratos cadastrados no Financiamento Habitacional promovido pelo Fundo Municipal de Habitação e Interesse Social não estão sendo pagos.

 

O REFHIS/2021 irá correr por um período de 180 dias, tempo para que todos os beneficiários sejam notificados e possam assinar o termo de reajuste do parcelamento, que será feito por meio da Caixa Econômica Federal. Depois, terão um prazo de 30 dias após o término do programa para pagar a primeira parcela, independente da data de adesão. Os munícipes inadimplentes poderão negociar suas dívidas em até 300 meses, tendo 100% de desconto na multa aplicada das parcelas vencidas.

 

O vereador Renato da Farmácia (PSDB), Líder do governo na CMF, destaca que a pobreza no Brasil está aumentando e a verba para habitação social, que é a Casa Verde Amarela, sofreu uma redução de 95%. E acrescentou ainda quem um financiamento que não consegue pagar, e não lhe vai ser dada a oportunidade para pagar com uma pequena prestação, não adianta tirar a casa dele porque não vai ter dinheiro para pagar um aluguel", reforçou o líder do governo.

 

 “Imaginem que praticamente as portas fecharam para quem ganha até R $1.500 para poder adquirir sua casa própria. É de fundamental importância que se dê esse prazo, porque eu entendo que o município fez esse projeto porque, quando você faz um projeto dessa monta dá 180 dias para a pessoa aderir ao programa, dá 25 anos para que a pessoa possa pagar. E o município não quer essa casa de volta, ele quer que essa casa fique com a família que a adquiriu".

 

O vereador Afrânio Boppré (PSOL), por sua vez, destacou que é um assunto social, econômico, que é de políticas públicas e de estado. “ Nós temos um déficit de 23 a 24 mil habitações de baixa renda em Florianópolis, é um tema que estamos discutindo para aliar na pandemia, ainda assim a problemática social da habitação na cidade é profundamente crítica, ela se agravou muito. O que nós estamos fazendo aqui é preservar o contrato, preservar a moradia e preservar a dignidade das pessoas que compraram e que querem cumprir o contrato”, completou o Afrânio.

 

Com a aprovação, o líder do governo, ainda acrescentou que o contrato com a Caixa Econômica Federal desse refinanciamento vai trazer para o município R$300 mil reais que serão colocados na regularização fundiária da Vila União e da Vila Cachoeira.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Auxílio Municipal Emergencial é aprovado por unanimidade na Câmara de Florianópolis

12.05.2021

Auxílio Municipal Emergencial é aprovado por unanimidade na Câmara de Florianópolis

Câmara de Florianópolis aprova projeto que cria mais 63 vagas de enfermeiros

12.05.2021

Câmara de Florianópolis aprova projeto que cria mais 63 vagas de enfermeiros

“OS 300 MILHÕES PRECISAM IR PARA OS MUNICÍPIOS”, DIZ HÉLIO COSTA

03.05.2021

“OS 300 MILHÕES PRECISAM IR PARA OS MUNICÍPIOS”, DIZ HÉLIO COSTA

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.