20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Câmara Municipal de Florianópolis elege novo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

spot_img

Câmara Municipal de Florianópolis elege novo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

spot_imgspot_img

A Câmara Municipal de Florianópolis elegeu nesta segunda-feira, 8, o novo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que ficou definido da seguinte forma: membros titulares são os vereadores Coronel Paixão (PDT), Célio João (PMDB), Guilherme Botelho (PSDB), Roberto Katumi (PSB) e Vanderlei Farias (PDT). Ficaram como suplentes os parlamentares Jerônimo Alves (PRB), Afrânio Boppré (PSOL) e Celso Sandrini (PMDB). As informações são da assessoria de imprensa da Câmara.

O mandato anterior do Conselho encerrou na última sexta-feira,5, e de acordo com Regimento Interno é obrigatória a eleição imediata de nova composição para o Conselho, de acordo com as seguintes normas:

Não poderiam integrar o novo Conselho:

1 – os membros do mandato anterior de 2013 a 2015 que são: vereadores Dalmo Meneses (PP), Edinon Manoel da Rosa (PMDB), Marcelo da Intendência (PDT), Guilherme Pereira (PSD) e Lino Peres (PT). Art. 31 da Resolução nº 1457/2010.

2 – os membros da Mesa Diretora que são: vereadores Erádio Gonçalves (PSD), Edmilson Pereira Junior (PSB), Pedro de Assis Silvestre (PP), Edson Lemos (PSDB) e Ricardo Camargo Vieira. Art. 31, cap. 2º da Resolução nº 1457/2010.

3 – os suplentes de parlamentares que estão afastados ou licenciados que são: vereadores Jaime Tonello (PSD), Renato Geske (PSD), Maria da Graça Dutra (PMDB) e Felipe Augusto Teixeira (PDT). Art. 31, cap. 2º da Resolução nº 1457/2010.

Desta forma, estavam aptos para concorrer os vereadores: Célio João (PMDB), Celso Sandrini (PMDB), Coronel Paixão (PDT), Vanderlei Farias (PDT), Roberto Katumi (PSB), Guilherme Botelho da Silveira (PSDB), Alderico Furlan (PSC), Jerônimo Alves Ferreira (PRB) e Afrânio Boppré (PSOL).

De acordo com a representatividade das bancadas na Câmara, o PMDB teve direito a escolher um membro e optou pelo vereador Célio João. Com o mesmo direito, o PDT indicou o vereador Coronel Paixão. Sem nenhum parlamentar do partido que pudesse ser indicado, o PSD elegeu como representante o vereador Guilherme Botelho, do PSDB. O bloco formado por PP/PSDB/PSB votou no vereador Roberto Katumi. E, por fim, o vereador Vanderlei Farias foi a indicação dos partidos PSC/PRB/PT/PSOL/PR.

Por ser o membro mais velho do novo Conselho, o vereador Coronel Paixão é o presidente até a escolha oficial das funções que deve acontecer na próxima semana quando ocorre a primeira reunião dos vereadores eleitos. A primeira medida tomada pelo presidente do Conselho foi solicitar um encontro com os vereadores do antigo mandato e um relatório detalhando os procedimentos tomados sobre as denúncias que apuram quebra de decoro parlamentar dos vereadores afastados César Luiz Belloni Faria e Marcos Aurélio Espíndola.

A oitiva marcada para esta terça-feira, 9, que ouviria testemunhas dos denunciados foi cancelada e será realizada assim que o novo Conselho tiver total conhecimento sobre a denúncia, o que foi apurado até então, e quais os próximos passos para averiguar os fatos.

O novo Conselho de Ética eleito hoje tem um mandato de dois anos e não pode ser reeleito. 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img