fique por dentro de floripa

- Política - Câmara de Florianópolis homenageia Udesc pelo 45º ano de sua fundação

13.07.2010

Câmara de Florianópolis homenageia Udesc pelo 45º ano de sua fundação

13.07.2010
Câmara de Florianópolis homenageia Udesc pelo 45º ano de sua fundação
Foto:

Por requerimento do vereador Aurélio Valente (PP) a Câmara ocupou o espaço dedicado ao grande expediente na sessão da noite de ontem (12/07) para homenagear a Universidade do Estado (Udesc) pela passagem de seus 45 anos de fundação. A instituição esteve representada no ato por seu reitor, Sebastião Iberes Lopes Melo, pró-reitores, diretores de ensino, diretores de centros, professores e estudantes. Os homenageados foram saudados pelo autor da proposição, vereador Aurélio Valente, que destacou o papel de agente de mudança protagonizado pela Udesc nas últimas quatro décadas e meia em Santa Catarina, através do ensino, pesquisa e extensão.

Em seu discurso, o reitor anunciou que o governador Leonel Pavan está enviando mensagem à Assembléia Legislativa propondo o aumento de 2,05% para 2,10% de participação da Udesc na receita líquida do Estado. Assim, se a medida for aprovada no Legislativo, o orçamento deste ano, de R$ 190 milhões, terá um acréscimo de R$ 7 milhões.

A Udesc comemorou seu 45º ano de atividades em maio passado. Criada por decreto do governador Celso Ramos em 20 de maio de 1965, a universidade conta hoje com 45 cursos de graduação, cerca de 10 mil alunos, 600 professores efetivos e cerca de 400 docentes substitutos. Conta também com 15 cursos de mestrado e cinco de doutorado. A universidade possui atualmente 11 centros distribuídos em quase todas as regiões de Santa Catarina.

A criação da Faculdade de Educação, em maio de 1963, a primeira do Brasil com esta denominação, viria tornar-se o marco inicial da futura universidade do Estado. Um ano após foi criada a Escola Superior de Administração e Gerência, destinada a suprir a falta de professores qualificados para as empresas catarinenses. No mesmo ano foi autorizada a funcionar a Faculdade de Engenharia de Joinville, numa das primeiras tentativas de interiorização do ensino superior.

Em 20 de maio de 1965 surgiu a Universidade para o Desenvolvimento de Santa Catarina, incorporando as duas unidades existentes. Em 1972 foi autorizado o funcionamento da Escola Superior de Medicina Veterinária, em Lages e, em 1973, a Escola Superior de Educação Física, em Florianópolis. Já em 1985, entrou em funcionamento o Centro de Artes, que incorporou o curso de Educação Artística, até então oferecido pela Faculdade de Educação.

Em 1989, com a promulgação da Constituição Estadual, a Udesc passou a oferecer ensino totalmente gratuito. A lei 8.092, de 1º. de outubro de 1990, transformou a Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina em Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina, mantendo a sigla UDESC.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Mulheres formam candidatura coletiva em Florianópolis

26.10.2020

Mulheres formam candidatura coletiva em Florianópolis

OAB/SC sediará debate com todos os candidatos à Prefeitura de Florianópolis, com transmissão ao vivo

20.10.2020

OAB/SC sediará debate com todos os candidatos à Prefeitura de Florianópolis, com transmissão ao vivo

Câmara amplia tempo de validade de certidão emitidas para facilitar empreendedorismo e reduzir idas e vindas à Prefeitura

19.10.2020

Câmara amplia tempo de validade de certidão emitidas para facilitar empreendedorismo e reduzir idas e vindas à Prefeitura

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.