23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Câmara de Florianópolis homenageia Udesc pelo 45º ano de sua fundação

spot_img

Câmara de Florianópolis homenageia Udesc pelo 45º ano de sua fundação

spot_imgspot_img

Por requerimento do vereador Aurélio Valente (PP) a Câmara ocupou o espaço dedicado ao grande expediente na sessão da noite de ontem (12/07) para homenagear a Universidade do Estado (Udesc) pela passagem de seus 45 anos de fundação. A instituição esteve representada no ato por seu reitor, Sebastião Iberes Lopes Melo, pró-reitores, diretores de ensino, diretores de centros, professores e estudantes. Os homenageados foram saudados pelo autor da proposição, vereador Aurélio Valente, que destacou o papel de agente de mudança protagonizado pela Udesc nas últimas quatro décadas e meia em Santa Catarina, através do ensino, pesquisa e extensão.

Em seu discurso, o reitor anunciou que o governador Leonel Pavan está enviando mensagem à Assembléia Legislativa propondo o aumento de 2,05% para 2,10% de participação da Udesc na receita líquida do Estado. Assim, se a medida for aprovada no Legislativo, o orçamento deste ano, de R$ 190 milhões, terá um acréscimo de R$ 7 milhões.

A Udesc comemorou seu 45º ano de atividades em maio passado. Criada por decreto do governador Celso Ramos em 20 de maio de 1965, a universidade conta hoje com 45 cursos de graduação, cerca de 10 mil alunos, 600 professores efetivos e cerca de 400 docentes substitutos. Conta também com 15 cursos de mestrado e cinco de doutorado. A universidade possui atualmente 11 centros distribuídos em quase todas as regiões de Santa Catarina.

A criação da Faculdade de Educação, em maio de 1963, a primeira do Brasil com esta denominação, viria tornar-se o marco inicial da futura universidade do Estado. Um ano após foi criada a Escola Superior de Administração e Gerência, destinada a suprir a falta de professores qualificados para as empresas catarinenses. No mesmo ano foi autorizada a funcionar a Faculdade de Engenharia de Joinville, numa das primeiras tentativas de interiorização do ensino superior.

Em 20 de maio de 1965 surgiu a Universidade para o Desenvolvimento de Santa Catarina, incorporando as duas unidades existentes. Em 1972 foi autorizado o funcionamento da Escola Superior de Medicina Veterinária, em Lages e, em 1973, a Escola Superior de Educação Física, em Florianópolis. Já em 1985, entrou em funcionamento o Centro de Artes, que incorporou o curso de Educação Artística, até então oferecido pela Faculdade de Educação.

Em 1989, com a promulgação da Constituição Estadual, a Udesc passou a oferecer ensino totalmente gratuito. A lei 8.092, de 1º. de outubro de 1990, transformou a Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina em Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina, mantendo a sigla UDESC.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img