17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Câmara de Vereadores Visita a Penitenciária de Florianópolis

spot_img

Câmara de Vereadores Visita a Penitenciária de Florianópolis

spot_imgspot_img

O presidente e o primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, vereadores Jaime Tonello (DEM) e Aurélio Valente (PP), respectivamente, estiveram na quarta-feira, dia 27 de julho, em visita à Penitenciária de Florianópolis para conhecer a atual situação do estabelecimento penal e verificar o andamento das obras que estão sendo realizadas no local em virtude das últimas fugas.

Durante a visita, o diretor do complexo penitenciário, Leandro Antônio Lima, acompanhou os parlamentares, mostrando todas as dependências, e explicou como serão os muros que vão cercar a ala interna. O diretor acredita que os muros, que variam entre cinco e oito metros de altura, vão diminuir os riscos de novas fugas.

Aurélio Valente questionou a serventia da obra, pois acredita que todos os investimentos devam ser feitos no novo complexo penitenciário que, de acordo com o governo estadual, deve começar a ser construída em breve.

“Não acredito que estão fazendo essa obra quando anunciam a construção de uma nova penitenciária, não tem sentido gastar dinheiro com isso”, objetou Valente.

Os vereadores conheceram os diversos ambientes da penitenciária e puderam conferir algumas oficinas que mantêm os presos ocupados, como alfaiataria, marcenaria, malharia, serigrafia e fabricação de redes e bolas. Os detentos com bom comportamento e que trabalham nas oficinas têm um dia de pena reduzido de sua sentença para cada três em atividade. O presidente da Câmara conferiu as instalações e aprovou as oficinas.

“Foi importante conhecermos as instalações da penitenciária e observarmos as possibilidades que os apenados têm de se ressocializar através do trabalho. A ociosidade só aumenta o crime, e os que frequentam essas oficinas têm grandes chances de recuperação”, disse Tonello.

A Penitenciária de Florianópolis, com capacidade para 956 detentos, abriga 890 neste mês de julho. Atualmente, ela tem 140 agentes para 418 presos na parte interna, 151 na central de triagem, 200 na central de observação e triagem, 48 na ala de extensão, conhecida como de segurança máxima, 28 detentos na ala da cozinha, 23 em celas especiais e 24 no regime semiaberto. No total, foram recapturados até o dia 27 de julho 43 dos 71 detentos que fugiram no último dia 26 de junho, e 72 da fuga de 78 de fevereiro deste ano. Assim, 34 fugitivos estão ainda nas ruas.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img