fique por dentro de floripa

- Variedades - Camerata Florianópolis e Associação Cultural Arte.Dança levam clima sedutor de 'Carmen' ao palco do CIC

03.12.2019

Camerata Florianópolis e Associação Cultural Arte.Dança levam clima sedutor de 'Carmen' ao palco do CIC

03.12.2019
Camerata Florianópolis e Associação Cultural Arte.Dança levam clima sedutor de 'Carmen' ao palco do CIC
Foto: Divulgação Associação Cultural Arte.Dança

CAMERATA FLORIANÓPOLIS E ASSOCIAÇÃO CULTURAL ARTE.DANÇA LEVAM CLIMA SEDUTOR DE “CARMEN” AO PALCO DO CIC

Peça do repertório clássico que se tornou extremamente popular e que define com profundidade a alma espanhola, “Carmen” é uma ópera escrita por Georges Bizet em 1873/74 com base na novela homônima do escritor francês Prosper Mérimeé. Nos dias 14 e 15 de dezembro, a Camerata Florianópolis e a Associação Cultural Arte.Dança apresentam no Teatro Ademir Rosa (CIC), às 20h30, a “Suíte do Ballet Carmen”, versão que terá a participação de bailarinos convidados e do corpo de baile da associação. A regência será do maestro Jefferson Della Rocca, e os ingressos estão à venda nos teatros Ademir Rosa, Pedro Ivo e Álvaro de Carvalho, na Arte.Dança, na sede da Camerata e no site BlueTicket.

Personagem icônica no universo da ópera, Carmen é uma mulher corajosa e sedutora, que preza a liberdade e é punida por seus atos porque vive num mundo atrasado e machista. A história contada na obra de Bizet se passa em Sevilha, na região da Andaluzia, numa praça onde a cigana Carmen e o soldado desertor Don José protagonizam uma trama de amor e ciúmes que envolve também o toureiro Escamilo.

“Nesta versão, ‘Carmen’ não é interpretada por apenas uma bailarina, mas por sete delas, o que mostra a diversidade de características e adjetivos que esta personagem carrega”, diz a professora e bailarina Letícia Gallotti, responsável pela adaptação e coreografia do espetáculo. São, ao todo, 24 bailarinos, entre eles Adilso Machado, que interpreta Don José, e Danny de Souza, que incorpora o toureiro.

A estreia da ópera de Georges Bizet, em 1875, foi recebida com indiferença e hostilidade pelo público e pela crítica de Paris. Habituadas a óperas leves e ligeiras, as plateias ficaram chocadas com a crueldade e o realismo das cenas. Só mais tarde, após ser aclamada em Viena e em outras capitais europeias, com o louvor de compositores consagrados, é que o público passou a apreciar a extraordinária veia melódica e o notável domínio da orquestração de Bizet, fatores que tornaram “Carmen” uma das óperas mais populares de todos os tempos.

O autor, que morreu jovem, aos 36 anos, não teve tempo de ver o reconhecimento de sua maior obra. As duas suítes que ele escreveu se encadeiam a partir dos temas da ópera, com árias e as peças de conjunto preenchidas por vários instrumentos em substituição às vozes.

COMPROMISSO COM O BALLET

A Associação Cultural Arte.Dança foi fundada em 2006 com o objetivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo corpo docente da tradicional Escola de Dança Albertina Ganzo, após seu fechamento. O compromisso do grupo é com o ensino do ballet clássico e com o aperfeiçoamento da arte da dança. Seu quadro de docentes e direção conta com profissionais que trabalham há mais de uma década juntos, como Letícia Gallotti, Malu Rabelo, Cristina Schmitt, Juliana Gallotti e Lela Martorano.

Ao longo desses 13 anos a associação apresentou espetáculos alternando o ballet clássico de repertório e os de criação própria. Entre eles, “Alice” (2008), “Coppelia” (2009), “O Quebra-Nozes” (2011), “milnovecentosetreze” (2013) – montagem que trouxe ao palco um trecho da coreografia original da Sagração da Primavera –, o ballet de repertório “Dom Quixote” (2015), com a participação de dois solistas vindos da Alemanha, e “La Fille Mal Gardée” (2017), outro ballet de repertório com direção do maître cubano Luis Ruben Gonzalez.

ENTRE O POPULAR E O ERUDITO

Fundada pelo maestro Jeferson Della Rocca, a Camerata Florianópolis já tem 25 anos de atividade ininterrupta, quase mil shows e concertos realizados, 12 CDs e seis DVDs gravados, diversas turnês pelo Estado, pelo Brasil e por países da Europa. A orquestra é conhecida por seu ecletismo e já realizou muitos programas que misturam os gêneros erudito e popular. Entre seus espetáculos mais conhecidos estão o “Rock’n Camerata”, o “Especial Beatles”, o “Tributo ao Queen” e shows com bandas locais como Dazaranha e Expresso Rural. Em 2015, a orquestra participou do Rock in Rio, em memorável show com o guitarrista norte-americano Steve Vai.

A orquestra gravou, entre outros, os CDs “Tributo à Música Popular Brasileira”, “Música para Cinema”, “Camerata & Elekphantz & Gui Boratto”, “Clássicos com Energia”, “Marley in Camerata” e o “Especial The Beatles”. E dividiu o palco com músicos como Zeca Baleiro, Lenine e Paulinho Moska, além do pianista, compositor e arranjador catarinense Luiz Gustavo Zago.

 

SERVIÇO

O quê – “Suíte do Ballet Carmen”, com a Camerata Florianópolis e a Associação Cultural Arte.Dança

Onde – Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis

Quando – 14 e 15 de dezembro, às 20h30

Ingressos – De R$ 44,00 a R$ 132,00, à venda nos teatros Ademir Rosa, Pedro Ivo e Álvaro de Carvalho, na Arte.Dança, na sede da Camerata e no site BlueTicket (www.blueticket.com.br).

 

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Dois Papas do diretor Fernando Meirelles é a estreia da semana no CINEMULTI

05.12.2019

Dois Papas do diretor Fernando Meirelles é a estreia da semana no CINEMULTI

Noel digital no coração da cidade

05.12.2019

Noel digital no coração da cidade

Programação de final de semana no Jurerê Open Shopping

05.12.2019

Programação de final de semana no Jurerê Open Shopping

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.