16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Camerata Florianópolis se apresenta nesta sexta no Teatro Pedro Ivo

spot_img

Camerata Florianópolis se apresenta nesta sexta no Teatro Pedro Ivo

spot_imgspot_img

A Camerata Florianópolis, sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca, abre sua Temporada de Concertos 2010, no próximo dia 5 de março, sexta-feira, 21h, no teatro Governador Pedro Ivo, interpretando obras de Haydn, Prokofiev, Tchaikovsky, Sibelius e Saint-Saëns. São destaques do concerto a participação dos solistas Paulo Barreto (oboé) e Antonio Del Claro (violoncelo).

Programa:

Concerto para Oboé e Orquestra em Dó Maior
Allegro spiritoso
Andante
Rondo: Allegretto
FRANZ JOSEPH HAYDN
[Paulo Barreto – oboé]

Sinfonia no1 em Ré Maior op. 25 “Clássica”
Allegro
Larghetto
Gavotta – Non troppo Allegro
Finale – Molto Vivace
SERGEI PROKOFIEV

Valse Triste, op.44
JEAN SIBELIUS

Andante Cantabile para Violoncelo e Orquestra de Cordas
PIOTR ILYICH TCHAIKOVSKY
[Antonio Del Claro – violoncelo]

Concerto para Violoncelo e Orquestra em Lá menor op. 33
Allegro non troppo
Allegretto con moto
Un peu moins vite
CAMILLE SAINT-SAËNS
[Antonio Del Claro – violoncelo]

Solistas

Antonio Del Claro é um dos instrumentistas mais brilhantes de sua geração e um dos mais sinceros intérpretes da literatura musical do violoncelo”. Assim se referia Pierre Fournier, o grande violoncelista e professor de Del Claro.
Considerado um dos instrumentistas mais completos do Brasil, que com seu virtuosismo se destaca por igual no terreno da música de câmara e no concerto como solista de orquestra.
A crítica especializada brasileira e do exterior reconhece sua capacidade de captar toda a substância musical das obras, através de sua postura austera, técnica aprofundada e convicção interpretativa.
Como solista atua junto às maiores orquestras brasileiras, nos importantes centros culturais do país. Foi solista convidado da Orquestra de Câmara de Moscou, quando em tournée pelo Brasil.
Tem atuado também na França, Suíça, Itália, América Latina e EUA.
Como professor, fez parte do corpo docente da UNICAMP, foi professor convidado da Fundação Carlos Gomes de Belém – PA, ministrando aulas a bacharelandos em Violoncelo e monitores. Realiza seminários de violoncelo e Master-Classes em diversas cidades do Brasil e EUA, participando também dos mais importantes festivais de música tais como: Festival Internacional de Curitiba, Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival de Música de Londrina, Festival de Música de Juiz de Fora, Festival Música nas Montanhas de Poços de Caldas e Femusc.
Gravou recentemente o CD “Tributo a Guerra Peixe”, juntamente com José Staneck – Gaita e Flavio Augusto – Piano. E o DVD “Contraponto 2” com obras de Aloísio Didier, juntamente com a pianista Maria Tereza Madeira.

“O violoncelo é um dos instrumentos privilegiados que não resiste senão é tratado aristocraticamente, como o fez Antonio Lauro Del Claro, o músico que tocou para nosso encantamento, demonstrando sua visão musical e sua sensibilidade refinada”La Suisse – Genebra – Suíça

Paulo Barreto iniciou seus estudos no Recife, onde passou a integrar a Orquestra Sinfônica do Recife, a regência do maestro Eleazar de Carvalho. Desde 1987, é integrante da Orquestra Sinfônica do Paraná, e como primeiro oboé solista desde 1989. Após concluir o curso superior na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, especializou-se em Berlim, na Alemanha, como bolsista do governo alemão (DAAD), de 1995 a 1999, sob orientação dos professores Ricardo Rodrigues (Hochschule für Musik “Hanns Eisler”) e Dominik Wollenweber (Orquestra Filarmônica de Berlim). Durante este período, atuou sob a regência do maestro Helmut Rilling e do Prof. Karl Leister. Também participou como solista com a Singakademie de Frankfurt e com a Orquestra Filarmônica de Frankfurt, com a qual realizou tournées pela Europa e apresentou-se junto ao violoncelista Mstislav Rostropovich. No Brasil é detentor de vários primeiros prêmios como solista, onde atuou sob a regência de maestros como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchesvky, Alceo Bocchino, entre outros, e em grupo de câmara, destacando-se o primeiro lugar no Concurso Nacional Santa Marcelina (São Paulo) com o Quinteto de Sopros de Curitiba, do qual é membro fundador. Desde 1993 é professor no curso superior da EMBAP.


Serviço:

Onde: Teatro Governador Pedro Ivo (Rodovia Sc – 401, 4600 / Km 05 – Saco Grande – Florianópolis – SC)
Quando: 5 de março, 21h
Ingressos: R$ 20,00 e 10,00 (estudantes, idosos e professores do ensino fundamental e médio) disponíveis na Camerata Florianópolis (Joe Colaço, 708, Santa Mônica) e na bilheteria dos teatros.

Mais informações:

www.camerataflorianopolis.com.br

(48) 3233 2324

camerata@camerataflorianopolis.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img