18.7 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Camerata Florianópolis apresenta Brahms e Beethoven este sábado no Teatro Pedro Ivo

spot_img

Camerata Florianópolis apresenta Brahms e Beethoven este sábado no Teatro Pedro Ivo

spot_imgspot_img

A Camerata Florianópolis apresenta concerto para violino de Brahms e a Sinfonia 8 de Beethoven neste sábado, 26, às 21h, no Teatro Governador Pedro Ivo, que fica anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado, na SC-401, em Florianópolis. Os ingressos custam R$ 30 inteira e R$ 15 meia-entrada.

Ludwig van Beethoven (1770-1827) e Johannes Brahms (1833-1897) ficaram consagrados por terem desenvolvido com maestria as formas musicais estabelecidas no Classicismo, com os gêneros sinfonia e concerto para instrumento solo e orquestra.

A Sinfonia nº8, em Fá Maior, Op. 93 de Ludwig van Beethoven, estreada no ano de 1814, foi escrita em outubro de 1812, quando o compositor estava com 41 anos, e dedicada ao banqueiro Moritz Fries.

A obra divide-se em quatro movimentos, como em todas as sinfonias desde o Classicismo: I. Allegro vivace con brio; II. Allegretto scherzando; III. Tempo di menuetto (geralmente o movimento de dança nas sinfonias do Romantismo é um scherzo, num andamento ligeiramente mais rápido) e IV. Allegro vivace.

Já o Concerto para Violino em Ré Maior, Op. 77 foi dedicado por Brahms a seu amigo húngaro Joseph Joachim, importante violinista do século XIX e compositor de concertos para o referido instrumento.

É o único concerto para violino de Brahms, sendo reconhecido por Joachim como um dos principais para o instrumento. Esse concerto possui três movimentos: I. Allegro non troppo (em Ré Maior); II. Adagio (em Fá Maior) e III. Allegro giocoso, ma non troppo vivace (em Ré Maior).

Os ingressos estão à venda (apenas em dinheiro) no Teatro Pedro Ivo, das 14h às 20h. No Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), das 16h às 19h.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img