21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Caminhada pacífica pelo fim da violência contra a mulher

spot_img

Caminhada pacífica pelo fim da violência contra a mulher

spot_imgspot_img

Mobilização reunirá milhares de pessoas que sairão às ruas em todo o país vestindo laranja, a cor dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

O Grupo Mulheres do Brasil Florianópolis, por meio do seu Comitê de Combate à Violência contra a Mulher, convoca toda a sociedade a se unir por uma causa que diz respeito a todo mundo: o fim da violência contra a mulher. E é com esse intuito que realiza a 3ª Caminhada pelo Fim da Violência contra a Mulher, no dia 8 de dezembro, a partir das 17h  na Av. Beiramar, em frente ao Koxixos.

Segundo Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, será uma grande mobilização que colocará nas ruas a voz uníssona de pessoas de todos os gêneros, pedindo um basta aos índices vergonhosos da violência feminina. “Não podemos mais aceitar que uma mulher seja morta a cada duas horas e que haja um estupro a cada 11 minutos. Temos que mudar essa realidade urgente, é a união de todos e todas por uma causa global”, diz a executiva.

A iniciativa integra os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” – uma campanha internacional de combate à violência contra as mulheres e meninas, que consiste numa mobilização global da sociedade civil em torno desse propósito. No Brasil, a mobilização dura 21 dias, pois começa em 20 de novembro – no Dia Nacional da Consciência Negra e pelo fato de mulheres negras serem as maiores vítimas da violência –, e se encerra em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Nos demais países ocorre entre 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (o “Dia Laranja”, proclamado pela ONU), e 10 de dezembro. 

Izabel Mattos, uma das líderes do Comitê de Combate à Violência contra a Mulher, também acredita que é um momento de unir forças e avançar na questão. “Já tivemos grandes avanços com a Lei Maria da Penha e as delegacias da mulher, mas ainda temos muito a fazer para garantir uma assistência adequada às vítimas de violência, lutando por legislações favoráveis, detectando os casos antes que seja tarde demais, conscientizando a sociedade,recuperando os agressores, e envolvendo os homens nessa causa, por exemplo. Essa campanha é uma grande ação, pois chama a atenção de toda a sociedade para um problema que diz respeito a todos nós, é importante lembrar que há uma média de três crianças órfãs para cada mulher vítima de Feminicídio, ”, diz Izabel.

De acordo com Annalisa Blando Dal Zotto, uma das lideranças do Grupo Mulheres do Brasil Florianópolis, a caminhada deverá reunir milhares de pessoas. “Essa grande mobilização ganhou agora caráter internacional com os nossos Núcleos no exterior. A violência contra a mulher acontece em todo o mundo, não é um problema exclusivo do Brasil. Com camisetas laranjas, vamos ocupar as ruas em sintonia com as mulheres de todo o planeta que ainda vivem em situação de violência”, estima Annalisa.

SERVIÇO:

CAMINHADA PACÍFICA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Data: dia 8 de dezembro 

Horário: às 17h (concentração a partir das 16:30h)

Local: Koxixos Av Beira Mar Norte, Km 5,4, Agronômica  

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img