18.5 C
fpolis
sábado, setembro 25, 2021
cinesytem

Campanha da Prefeitura já castrou mais de 8 mil cães e gatos em Florianópolis

spot_img

Campanha da Prefeitura já castrou mais de 8 mil cães e gatos em Florianópolis

spot_img

Pelo menos 30 cães e gatos foram entregues nesta terça-feira, 30, no Rio Vermelho, aos funcionários da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) para serem submetidos gratuitamente ao processo de castração. Outros 30 animais que haviam sido entregues para operação no dia anterior foram restituídos a seus donos.

O serviço vem sendo realizado desde abril do ano passado e, segundo Eduardo Cavallazzi, diretor da Dibea, pelo menos 8 mil animais foram submetidos a esterilização cirúrgica até hoje.

A Diretoria de Bem-Estar Animal tem caminhão próprio para o transporte dos bichos e os leva e traz a pontos específicos anunciados previamente. Os voluntários da campanha, que esta semana se encontra no Rio Vermelho, vão diariamente, por duas semanas, até o lugar orientar os donos.

Apesar de o processo de castração ser rápido – a cirurgia dura menos de meia hora – os voluntários recolhem os animais diariamente, os levam até a Dibea, onde é realizada a operação, e só no dia seguinte eles são devolvidos aos donos.

Já foram submetidos à cirurgia de castração aproximadamente 8 mil cães e gatos, desde abril de 2013, com média de 100 animais por semana. São priorizados os bichos que têm proprietários, porque, após o procedimento cirúrgico, eles precisam ser observados por um responsável durante uma semana.

Devido à clientela alta, o caminhão que realiza o transporte dos animais para a cirurgia vai permanecer no Rio Vermelho durante mais duas semanas, de segunda a sexta, a partir das 14h. Até o final deste ano, o veículo continuará atendendo o Norte da Ilha. No início de 2015, volta a circular pelo Continente e região central da cidade.

Requisitos para a castração gratuita

Para ter acesso à castração gratuita do animal de estimação, é necessário apresentar carteira de identidade (e será cadastrado como o proprietário do bicho), comprovante de residência em Florianópolis e comprovante de renda familiar de até dois salários mínimos.

spot_img
spot_img

Leia mais