23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada por mais uma semana em Florianópolis

spot_img

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada por mais uma semana em Florianópolis

spot_imgspot_img

A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada por mais uma semana em Florianópolis, por decisão da gerência de Vigilância Epidemiológica da Capital. O motivo é a baixa adesão – até sexta-feira, dia 12, foram vacinados cerca de 70% do público-alvo no período da campanha.

A imunização é gratuita para idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças de seis meses a menos de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A campanha é feita anualmente desde 1999, com indicação de novos grupos prioritários a cada ano. A vacina protege contra dois tipos de Influenza A e um tipo de Influenza B. Está prevista para este ano a aplicação de aproximadamente 120 mil doses em Florianópolis. A imunização é contraindicada a pessoas com alergia a ovo ou a doses anteriores.

Entre os anos de 2011 e 2014, Florianópolis alcançou coberturas que variaram de 93,26% (2011) a 81,66% (2014), com as maiores coberturas observadas nos grupos de trabalhadores em saúde. Crianças menores de 5 anos devem receber duas doses para conferir a imunidade. O abandono do esquema impacta significativamente na proteção contra a infecção.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img